Prefeitura de Osasco

O vereador de Osasco, De Paula (PSDB) comemorou a inclusão do Projeto de Lei 231/2017 na pauta de votação da Câmara Municipal. A proposta institui no município o Serviço Especial Gratuito de Transporte para tratamento de saúde. Aprovado por três comissões permanentes da Casa, o PL já está liberado para votação em plenário e antes de ser transformado em lei municipal, precisa da aprovação dos parlamentares em duas votações.

De acordo com o projeto de autoria de De Paula, a partir da sanção da proposta, os portadores de doenças crônicas ou consideradas graves, como mal de Parkinson, câncer e AIDS, dentre outras, e que passam por tratamento médico serão beneficiados com transporte gratuito oferecido pela prefeitura no sistema porta a porta. Com isso, quem fizer jus ao benefício será conduzido sem qualquer custo de sua residência à unidade médica.

Para De Paula, a administração deve atuar para minimizar as dificuldades de quem passa por procedimentos que, não raro, fragilizam os pacientes. “Sessões de hemodiálise, quimioterapia, radioterapia e fisioterapia são alguns exemplos de tratamentos contínuos e habituais que demandam para o paciente e seus cuidadores acesso ao transporte de qualidade. O momento do tratamento é delicado. As pessoas sentem-se vulneráveis com a situação, por isso é importante um serviço de atendimento com eficiência, atenção, precisão e acolhimento”, afirmou o tucano.

A proposta está em fase final de tramitação na Câmara e, incluída na pauta de votação, pode ser discutida em plenário ainda esta semana depois de receber parecer favorável das comissões de Constituição e Justiça; da Saúde; e de Economia e Finanças. Para o autor do projeto, a matéria deve ser aprovada também pelos parlamentares. “Acredito que todos os vereadores serão favoráveis ao projeto por ser mais uma ferramenta que auxilia a Saúde de Osasco. Vamos torcer para que, agora que foi pautada, a proposta seja aprovada o mais rápido possível”, finalizou De Paula.