Vereador De Paula quer que escolas municipais ensinem robótica

Tramita na Câmara Municipal de Osasco o Projeto de Lei 36/2018 de autoria do vereador De Paula (PSDB) que prevê a inclusão da disciplina de robótica na grade extracurricular das escolas públicas municipais de ensino fundamental. Para o parlamentar, a proposta que aguarda análise da Comissão de Educação, Cultura e Esportes da Casa, além de instigar a curiosidade dos jovens também alinha a grade extracurricular das escolas municipais à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), para o ano que de 2019.

Aprovado no último mês de dezembro, o BNCC instituiu dez competências gerais para os ensinos infantil e fundamental, dentre elas, “exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e inventar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas”. Dessa forma, o ensino da disciplina de robótica contemplaria o que determina o texto da Base.

“A robótica tem um caráter multidisciplinar, pois envolve a combinação de conhecimentos na área de mecânica, artes, matemática, física, design e informática. Além disso, a robótica pedagógica utiliza extensão motora, sensorial e perceptiva dos alunos”, justificou De Paula. “A inserção da disciplina na grade extracurricular, portanto, vem ao encontro da necessidade de instigar a curiosidade dos jovens, pois sabemos o quanto a tecnologia atrai a atenção das crianças e adolescentes”, completou o tucano.

Veja também  Prefeitura irá investir R$ 400 mil para recuperar escola interditada na Zona Norte

O ensino da robótica já tem sido aplicado em outras cidades do país. Em João Pessoa, na Paraíba, a prefeitura local iniciou em 2008 um projeto piloto que já atendeu 4,5 mil alunos. A meta na capital paraibana é aplicá-lo em todas as escolas da rede municipal. “Por seu tamanho e importância no cenário nacional, Osasco não pode ficar para trás, muito menos deixar os alunos da rede em descompasso ao que prega a Base Nacional Curricular Comum. Vamos lutar pela aprovação desse projeto”, finalizou De Paula.

(Por New Times Comunicação)

Avaliação média: 4.5
Total de Votos: 15

Vereador De Paula quer que escolas municipais ensinem robótica