Prefeitura de Osasco

Varíola dos macacos: o que é, sintomas, tratamento e cura – De um tempo para cá, muito tem se falado sobre a varíola dos macacos, porém, acreditamos que muitas pessoas não saibam exatamente do que se trata. Por isso mesmo, vamos colocar aqui uma explicação completa sobre esta doença.

A primeira coisa que devemos falar com relação a esta doença é que, mesmo com esse nome, ela não vem dos macacos. Essa doença é causada por um vírus, do gênero Orthopoxvirus.

Esta doença pode ser transmitida de pessoa para pessoa através de contato próximo e prolongado.

Varíola dos macacos: o que é, sintomas, tratamento e cura

Principais sintomas Varíola dos macacos

Os sintomas da varíola dos macacos são bem variados, entre eles, podemos listar:

  • Bolhas e feridas na pele, que coçam e doem;
  • Febre;
  • Calafrios;
  • Dor de cabeça;
  • Dor muscular;
  • Cansaço excessivo,
  • Dor nas costas.

A maioria destes sintomas costumam surgir entre 5 e 21 dias após o contato com o vírus. E esses sintomas, após o aparecimento, podem durar de 14 a 21 dias.

As bolhas costumam aparecer em primeiro lugar no rosto e mucosa oral, depois se espalham por todo o corpo. Na sequência, ficam em maior evidência nas extremidades do corpo, como sola dos pés e palma das mãos.

Transmissão Varíola dos macacos

A varíola dos macacos pode ser transmitida de pessoa apra pessoa através do contato com secreções respiratórias, que são eliminadas, principalmente através da tosse ou da fala. Porém, para que o vírus seja transmitido, é preciso que as pessoas estejam bem próximas e durante bastante tempo.

Outra forma de transmissão da doença é através do contato direto com a secreção das bolhas e também das feridas que são causadas pelo vírus. Essa transmissão pode ser causada também por lençóis, toalhas e roupas com restos de secreção.

Quando ocorre lesão nas áreas genitais, o risco de transmissão da doença pelo sexo aumenta em grande escala.

Diagnóstico varíola dos macacos

O Diagnóstico da varíola dos macacos pode ser feito através de um médico infectologista ou até mesmo por um médico clínico geral, já que a avaliação é feita pelo histórico de saúde e também pelos sintomas apresentados.

Já a confirmação da doença pode ser realizada também através do exame RT-PCR, que é feito através  da amostra de uma secreção ou através da crosta da ferida, confirmando assim a presença do vírus responsável pela doença.

Pode ocorrer da pessoa apresentar os principais sintomas, porém, o exame dar negativo, nestes casos, é recomendado exames complementares para identificar o agente responsável, e dar assim, início ao tratamento adequado.

Tratamento varíola do macaco

Em sua grande maioria não é necessário realizar nenhum tratamento específico para esta doença, já que os sintomas costumam desaparecer após algumas semanas.

Em alguns casos específicos, o médico pode indicar o uso de medicamentos para aliviar os sintomas de forma mais rápida.

Outro ponto importante, é que, é fundamental o isolamento da pessoa para evitar a transmissão da doença para outras pessoas, sendo necessário, em alguns casos, a permanência no hospital para que o paciente seja monitorado.

A varíola dos macacos tem cura?

A varíola dos macacos tem cura sim, não sendo necessário nenhum tipo de tratamento específico, já que o vírus começa a ser eliminado pelo próprio sistema imunológico em cerca de 4 semanas.

Como prevenir a varíola dos macacos?

Para prevenir esta doença, é recomendado:

Evitar o contato próximo com pessoas diagnosticadas com varíola dos macacos;

Evitar tocar nas bolhas ou entrar em contato com a roupa, roupa de cama, toalha e objetos de uso pessoal de pessoas que possuem sinais e sintomas de varíola dos macacos;

Desinfetar e lavar bem as mãos com água e sabão;

Usar máscaras de proteção.