Paulo Macedo

Vaidade x Resultado na campanha política digital

Cada eleição é um Deus nos acuda, visito diversos clientes que precisam de ajuda em suas redes sociais, outros precisam de milagres e, convenhamos, milagres não existem, o que, de fato, existe é planejamento, alinhamento de discurso e trabalho, muito trabalho.

No que tange a campanha política digital cada ano eleitoral tem suas peculiaridades e desafios. As regras mudam e quem não sabe como o jogo funciona acaba engolido por aqueles que investem tempo e recursos em estratégias assertivas.

Cada vez mais as redes sociais tem fechado o cerco, bloqueando API’s e tornando a vida dos falastrões do marketing digital mais difícil. Vejo esses bloqueios com bons olhos. Supostos profissionais que vendem soluções prontas, prometem rios de curtidas e compartilhamentos tem aos montes.

Para tornar a ideia mais clara serei direto, o bloqueio as ferramentas de terceiros que prometem compartilhamento automático e aumento repentino de fãs e seguidores, em sua maioria não segmentados, já não funcionam mais ou se funcionam vão fazer entregas cada vez piores. Fãs e seguidores da Indonésia só servem para inflar o ego, já pouco inflado, de postulantes aos cargos eletivos.

Sendo franco, essas estratégias nunca deram resultados reais, não é possível converter um fã artificial em voto.

Não se baseie pelas métricas de vaidade

A classe política está viciada em joinhas e tem se preocupado cada vez menos com o conteúdo, e essa vaidade pode por todo um projeto a perder. O eleitor quer saber o que pensa o candidato, suas bandeiras, ideologias e projetos caso seja eleito. O eleitor mudou e a classe política insiste em não mudar.

Parabenizar o médico pelo dia do estetoscópio, um seguidor pelo seu aniversário ou frases motivacionais, são complemento de trabalho e não o trabalho em si. É preciso trazer dados, buscar referências e produzir conteúdo atrativo.

Por isso, mais importante do que ter alguém para “cuidar” das redes sociais é fundamental que o candidato tenha um consultor de estratégia digital que fornecerá informações importantes para a produção do material, como o perfil do público ou até mesmo como falar com o público que o candidato ainda não consegue atingir.

Share
Publicado por
Paulo Macedo

Recent Posts

Homem é preso após agredir companheira e cortar seu cabelo com faca

Homem é preso após agredir companheira e cortar seu cabelo com faca Na manhã de…

23 de abril de 2025

Setran realiza ações educativas em alusão ao Maio Amarelo

Em alusão ao Maio Amarelo, que este ano teve as atividades antecipadas e conta com…

23 de abril de 2025

PM prende indivíduo envolvido em sequestro relâmpago em Osasco

Na tarde desta terça-feira (22), a Polícia Militar prendeu um homem suspeito de envolvimento em…

23 de abril de 2025

CONCURSO ABERTO em Santana de Parnaíba!

  A Prefeitura de Santana de Parnaíba lançou um novo concurso público com 49 vagas…

22 de abril de 2025

ROMU RECUPERA MOTO FURTADA E PRENDE DOIS NO PORTAL D’OESTE

Na madrugada deste sábado (19), a ROMU da GCM de Osasco prendeu dois indivíduos por…

19 de abril de 2025

Prefeito reúne secretários para planejamento e avaliação dos 100 dias de governo

Na quarta-feira, 15 de abril, o prefeito de Osasco, Gerson Pessoa, acompanhado da primeira-dama e…

17 de abril de 2025