Prefeitura de Osasco

O dilema chegou ao fim. O Terminal Rodoviário de Osasco Alfredo Thomaz, localizado próximo à estação de trem da Via Mobilidade, permanecerá no mesmo local (Rua Erasmo Braga, 1.500, Jardim Bonfim) e passará por uma abrangente renovação. A declaração foi feita pelo prefeito Rogério Lins na quinta-feira, 13 de julho, durante uma reunião do programa de ação comunitária “Amor por Osasco”, junto com os moradores do bairro, assim como de Presidente Altino, Jardim Wilson e Conjunto Hervy, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Frei Gaspar da Madre de Deus.

“Algumas pessoas queriam que retirássemos (a rodoviária) daqui. Outras desejam que ela permaneça. Analisamos todas as situações e decidimos mantê-la no local, sujeita a uma ampla revitalização. O espaço já não é adequado para o tamanho de Osasco. Já concluímos o edital de convocação pública e as empresas estão começando a apresentar suas propostas. Assim que essa fase for concluída (com a seleção da empresa), daremos início às obras. Será um período desafiador, pois são projetos de grande envergadura que terão certo impacto no trânsito local, mas que beneficiarão a todos”, afirmou Lins.

O líder executivo também anunciou que a Via Mobilidade irá revitalizar a estação de trem de Presidente Altino, além da estação Comandante Sampaio. “Estamos em negociações com o governo estadual para que cada um cumpra sua parte em relação àquela passarela, na divisa com São Paulo”, disse ele. Esse local tem sido objeto frequente de reclamações por parte dos usuários da passarela e dos residentes da região.

Durante o programa de ação comunitária, a prefeitura leva diversas iniciativas de conservação aos bairros, como poda de árvores, limpeza de galerias pluviais, remoção de entulho e veículos abandonados nas vias públicas, reparo de buracos e sinalização de faixas de pedestres, dentre outros serviços. Nessas reuniões, o prefeito e secretários municipais ouvem sugestões e demandas visando melhorias nas localidades.

De forma similar às reuniões anteriores em outros bairros, o prefeito explica o propósito do programa de ação comunitária e informa sobre as ações já realizadas nos locais e os serviços que serão executados.

Em Presidente Altino, por exemplo, a prefeitura construiu uma nova Unidade Básica de Saúde chamada Santa Gema, criou o novo Centro de Atenção ao Idoso (CAI), estabeleceu a nova base do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU), revitalizou as praças Dicran Echrefian e Linda Kamalakian e instalou grama sintética no Campo da Ford.

Outras ações da Administração também estão em andamento na cidade, como a distribuição de notebooks para os 24 mil alunos e professores da rede municipal de ensino, entrega de uniformes de inverno, instalação de câmeras de vigilância nas escolas e construção de duas bases da Polícia Militar (em parceria com o Estado), uma na Vila Ayrosa e outra em Quitaúna. A prefeitura também contratou mais guardas municipais e adquiriu novas viaturas para a Guarda Civil Municipal (GCM).