Prefeitura de Osasco

No próximo domingo (15) os eleitores de Osasco irão às urnas escolher 21 novos vereadores e definir o primeiro turno da eleição para prefeito da cidade que poderá definir o chefe do executivo pelos próximos quatro anos. Osasco conta com quatro coligações e três candidaturas de partido único para a disputa.

Caso exista a necessidade de um segundo turno ele será em 29 de novembro, na disputa estão o atual prefeito Rogério Lins (Podemos), que busca a reeleição, o ex-prefeito e deputado estadual, Emídio de Souza (PT), que tenta seu terceiro mandato, Elissandro Lindoso (Republicanos), ex-presidente da Câmara Municipal e vereador mais votado na ultima eleição, Marcos Souza Dateninha (Solidariedade), Simony dos Anjos (Psol) e Reinaldo Mota (PRTB).

Confira abaixo um pouco mais sobre os candidatos a prefeito de Osasco em 2020 (lista por ordem alfabética)

Dr Lindoso (Republicanos)

Médico oftalmologista, Elissandro Marcio Lindoso, ou Dr. Lindoso, disputa pela primeira vez a eleição para o cargo majoritário do município, seu candidato a vice-prefeito é Coronel Lucena (PSC), integram a chapa o PSL e PMN.

Dr. Lindoso tem 43 anos e concorreu para o cargo de vereador por três vezes, sendo eleito no último pleito em 2016 sendo o mais votado da cidade. Presidiu a Câmara Municipal por dois anos, entre 2017 e 2018. Candidatou-se a Deputado Estadual em 2018, mas não foi eleito, atualmente ocupa o cargo de suplente.

Nascido no Maranhão, Lindoso, formou-se na Universidade Federal do Maranhão em 1998 e mudou-se para o Estado de São Paulo em 2004.

Emídio de Souza (PT)

Ex-prefeito de Osasco por dois mandatos, atualmente Emidio é Deputado Estadual, sua candidata a vice-prefeita é a pedagoga Zélia Patrício.

Filiado ao PT desde 1981, Emidio, foi eleito pela primeira vez em 1988 ao cargo de vereador de Osasco, disputou e foi eleito ao mesmo cargo em outras duas oportunidades (1992 e 1996). Em 2000 foi candidato a prefeito de Osasco pela primeira vez, perdendo na ocasião a disputa para Celso Giglio (PSDB). Em 2002 assumiu o cargo de Deputado Estadual e em 2004 foi eleito prefeito de Osasco em nova disputa com Celso Giglio, sendo reconduzido ao cargo em 2008.

Após sua saída da prefeitura de Osasco em 2011, Emídio foi presidente estadual do PT e Tesoureiro Nacional do partido, em 2018 foi eleito Deputado Estadual, cargo que ocupa até o momento.

Marco Souza Dateninha (Solidariedade)

O apelido Dateninha vem da sua semelhança física com o apresentador Datena, Marco Aurélio de Souza é empresário e seu candidato a vice-prefeito é Marco Ribeiro (Pros).

Dateninha já disputou o cargo de vereador em quatro oportunidades, não tendo sido eleito em nenhuma delas, em 2010 foi candidato a suplente de Moacyr Franco, em disputa para o Senado nacional. Em 2018 foi novamente candidato a suplente, desta vez da medalhista olímpica Maurren Maggi, também em disputa pelo senado.

Reinaldo Mota (PRTB)

Pastor e professor, Reinaldo Mota, do PRTB tem como candidato a vice-prefeito Veríssimo Souza.

Professor concursado da rede estadual de ensino, Reinaldo Mota também trabalhou na Rádio Nova Difusora e TV Cidade, ambas de Osasco. Foi um dos organizadores da Marcha Para Jesus em Osasco por 20 anos e presidente do conselho de pastores da cidade por 10 anos.

Na vida política, Mota, ingressou em 2012, quando se candidatou para o cargo de prefeito pela primeira vez, pelo PMN. Além disso, também foi candidato a deputado estadual em 2014 pelo PSB, e a vereador em 2016 pelo PRP.

Rogério Lins (Podemos)

O atual prefeito de Osasco, Rogério Lins, tenta reeleição em 2020 com a maior coligação partidária do município, com 15 partidos, Rogério, tem como candidata a vice-prefeita a atual ocupante do cargo, Ana Maria Rossi (PL), esposa do ex-prefeito Francisco Rossi, apoiam a candidatura os partidos: PTC, PSB, PSDB, PSD, PCdoB, Avante, PP, Rede, Patriota, PDT, DEM, MDB e Cidadania.

Lins foi candidato a vereador em Osasco pela primeira vez em 2004, e eleito pela primeira vez em 2008. Em 2012 novamente candidato à câmara municipal foi um dos vereadores mais votados da história do município, reconduzido ao cargo, disputou a eleição de 2014 como candidato a Deputado Federal, obtendo mais de 70 mil votos e ficando na suplência. Em 2016 foi eleito prefeito de Osasco no segundo turno com 61% dos votos contra 39% de Jorge Lapas (PDT), candidato a reeleição na época.

Simony dos Anjos (PSOL)

Única mulher na disputa pelo cargo de prefeita na cidade de Osasco, Simony dos Anjos, é professora e tem como candidato a vice-prefeito o, também professor, Gilmar Soares.

Doutoranda em Antropologia, Simony tem 34 anos e concorre pela primeira vez a um cargo público eletivo. Filha de pastores da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil, a candidata se define como feminista evangélica.