Prefeitura de Osasco

Está na Câmara Municipal de Osasco um projeto de Lei que prevê a utilização do banheiro de acordo com a identidade de gênero.

A autora do projeto é a vereadora Dra. Régia (PDT), o PL 89/2020 estabelece que:

“Fica garantido às pessoas transexuais e às travestis o uso de banheiros que são de acesso ao público de acordo com a identidade de gênero declarada, independentemente do que conste em seus registros civis”.

Projeto prevê uso de banheiro de acordo com identidade de gênero em Osasco

Caso vire lei, a proposta prevê que estabelecimentos públicos realizem campanha educativa sobre a  importância do respeito a travestis, transexuais e pessoas intersexo, considerando a violência que sofre essa população com a transfobia. Já o descumprimento pode gerar multa de mil reais.

Segundo a Dra. Régia, “A luta pelo uso de banheiros de acordo com a identidade de gênero é uma das lutas mais importantes da comunidade trans, tendo em vista os transtornos a que essa população é submetida, simplesmente porque deseja utilizar um banheiro”.

Projeto prevê uso de banheiro de acordo com identidade de gênero em Osasco

Ela ainda complementa, que, “Muitas pessoas que não são trans (pessoas cisgêneras, ou simplesmente “pessoas eis”) não imaginam o sofrimento de ficar horas sem poder ir ao banheiro e conter as necessidades fisiológicas, por temer olhares de reprovação, piadas de mal gosto, assédios e até mesmo agressões físicas”.

Régia também ressalta que já existem leis bem parecidas em outras cidades e estados do país.

Para que vire lei, é necessário que o projeto seja aprovado na Câmara de Vereadores e sancionado pelo prefeito.