Prefeitura de Osasco

Nesta segunda-feira (22,) a Comissão de Ética Pública da Presidência da República decidiu ouvir novamente o jornalista Thomas Traumann. Desta vez, para prestar maiores esclarecimentos sobre a elaboração de um documento interno da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM). O documento aponta um cenário de “Caos Político” e de “comunicação errática” no âmbito do governo federal. A comissão irá se reunir novamente no próximo dia 28 de julho.

“Quando aparecem novas questões, novos fatos apresentados, se estabelece o contraditório. A parte que está sendo investigada não pode ser apenada ou julgada sem que se pronuncie”, disse o conselheiro Horácio Raymundo de Senna Pires. Desta forma, o ex-ministro da SECOM, Thomas Traumann, terá 10 dias para apresentar as informações solicitadas pela comissão.

Thomas Traumann pediu exoneração do cargo em março. (Reprodução)
Thomas Traumann pediu exoneração do cargo em março. (Reprodução)

O documento e a goleada da oposição

No documento produzido pela SECOM, havia a afirmação de que apoiadores da presidente estavam levando uma “goleada” da oposição nas redes sociais. O texto ainda apostava que um investimento maciço em publicidade oficial na cidade de São Paulo poderia ser uma das saídas, já que a cidade é o epicentro das manifestações contra Dilma Rouseff. O texto ainda dizia: “a guerrilha política precisa ter munição de dentro do governo, mas ser disparada por soldados fora dele”.

O processo para apurar a conduta do ex-ministro Traumann foi instaurado no dia 24 de março. Um dia depois da instauração do processo, o jornalista pediu exoneração do cargo à Dilma Roussef. Como está fora do cargo, o único resultado do processo poderá ser uma censura ética, que nada mais é do que uma “mancha no currículo”.