Prefeitura de Osasco

Pela primeira vez no ano em Osasco, os principais dados criminais como homicídios, latrocínios, estupros, roubos e furtos em geral e de veículos, além dos delitos patrimoniais envolvendo bancos e cargas, diminuíram no mês de setembro conforme divulgação, nesta quarta-feira, 25, pela Secretaria de Segurança Pública (SSP).

Os casos de roubos em geral caiu 16,5%, saindo de 804 para 671 ocorrências. Furtos em geral a redução foi de 15,6%, 505 ante 426. Fatos envolvendo roubo de veículos baixou 31,8%, 189 versus 129. Os furtos de veículos também caíram 11,4%, 281 para 249. Quanto ao roubo de cargas diminuiu 26,9%, 26 contra 19.

Ocorrências de homicídios foi uma pessoa morta intencionalmente em setembro de ano, ante quatro no mesmo período de 2016, resultando em três vidas poupadas. Pela primeira vez no ano, Estupro reduziu de 23 para 19, apresentando redução de 17,4%. O latrocínio, roubo seguido de morte, neste mês não foi registrado nenhum caso.

“Foram números bem positivos, um bom trabalho das polícias. Tivemos redução de todos os indicadores do Estado, a exceção de um caso a mais de extorsão mediante sequestro”, disse o secretário da Segurança Pública, Mágino Alves Barbosa Filho, durante apresentação das estatísticas.

No último mês as policias da cidade intensificaram e reposicionaram o policiamento ostensivo na cidade e região realizando grandes operações com a intenção de saturar o crime em vários pontos do município.

Por outro lado, a Prefeitura de Osasco intensificou ações com a Guarda Civil Municipal (GCM) entre elas destaca a Operação “Amanhecer Seguro” onde viaturas e Motos da Guarda fazem policiamento nas rotas das linhas dos ônibus, coibindo a ação dos marginais. Segundo a municipalidade, a operação é permanente e feita em diversos pontos da cidade. “Essa queda é reflexo nas ações que estamos realizando. Nos próximos meses com o inicio do funcionamento do COI (Centro de Operações Integradas) e com a contratação de 200 novos GCMs, esses números tendem a cair ainda mais.”, ressaltou o prefeito Rogério Lins.