Prefeitura de Osasco

O vereador Tinha di Ferreira utilizou a tribuna da câmara, na sessão desta terça-feira (28), para sugerir ao prefeito Rogério Lins que aposte em ONGs particulares para redução no déficit de vagas em creches. Nesta semana, Lins anunciou a construção de oito novas creches na cidade e o vereador também criticou isso.

“Gastar dinheiro para construir prédio para ficar pronto daqui a dois anos, não é o caminho. Termina o governo e o problema não foi resolvido. A mãe que depende da creche precisa da vaga agora e não daqui a dois anos”, justificou Tinha.

Clima esquentou na casa

O líder do prefeito na câmara, vereador Ribamar Silva, rebateu as críticas de Tinha dizendo que o déficit de vagas é culpa da gestão passada. “Só para lembrar que vossa excelência fez parte do governo anterior, o qual não tinha esse tipo de parceria. Não quero dizer que parceria com ONG não seja importante, claro que é necessário, mas não dá para o vereador usar a tribuna e questionar o governo de Rogério Lins, que tem apenas 90 dias, e dizer que não precisa construir creche. Precisa construir creche e fazer parceria. Não dá para vossa excelência fazer discurso e querer que em 90 dias se resolva a situação. Esse déficit de vagas, hoje, é da gestão passada”, disparou Ribamar.

Visivelmente contrariado, Tinha voltou ao microfone para dizer que estava colaborando com o governo Lins. “Não critiquei o governo. Simplesmente fui claro. Estou mostrando a solução para você levar ao governo. Se o outro prefeito não criou, quero lembrá-lo que eu não era da Educação e muito menos o prefeito. Então, minha visão é simples. Não vim aqui para criticar Rogério Lins, nem a administração anterior. Cuidado para não confundir as coisas porque não vou aceitar provocação. Não estou dizendo que em 90 dias eles não fizeram nada”, retrucou Tinha.

Em sua fala, a vereadora Dra. Régia, que foi secretária de Educação durante a gestão Lapas, deixou claro que a utilização de ONGs para redução do déficit de vagas em creches já é adotada, desde 2013. “Quando entramos, havia um déficit de quase 11 mil vagas e entregamos o governo com cerca de 5,5 mil vagas criadas”. A vereadora foi além e disse que as oito novas creches anunciadas por Lins foram aprovadas ainda na gestão Lapas. “Em 90 dias, não é possível montar um projeto. Aquelas creches foram planejadas na gestão Lapas”, explicou Régia.