Prefeitura de Osasco

Papanicolau: o que é, quem deve fazer e como é o preparo – Você ja ouviu falar do exame de papanicolau? Com toda certeza sim, mas é bem provável que você não saiba exatamente como é feito esse exame, para o que ele serve e tudo mais, por isso mesmo, hoje vamos falar um pouco mais sobre o Papanicolau: o que é, quem deve fazer e como é o preparo e tudo mais o que você precisa saber sobre esse exame que é tão comum.

O que é o papanicolau?

O exame de papanicolau é um exame que faz a analise das células da região do colo uterino, podendo assim identificar infecções vaginais, doenças sexualmente transmissíveis, e ate mesmo algum sinal precoce de câncer de colo de útero, que é considerado pelos médicos o terceiro tumor mais frequente na população feminina.
Esse exame faz toda a diferença na saúde da mulher e é considerado um exame muito simples, onde o médico irá coletar o material do colo de útero, evitando o mesmo para a análise.

Indicação exame papanicolau

Como o principal intuito do exame de papanicolau é descobrir sintomas do câncer de colo de útero, recomenda-se que esse exame seja feito por mulheres a partir dos 21 anos, exceto para aquelas mulheres que não tenham vida sexual ativa.

Contraindicações exame papanicolau

Não existe nenhuma contraindicação para aqueles que desejam fazer o exame de papanicolau, tudo vai depender basicamente da solicitação de seu médico.

Como é feito o papanicolau

Uma pergunta muito comum é como é feito o exame de papanicolau, e é bem simples. A coleta para o exame é feito durante o exame ginecológico, onde o médico faz uma coleta das células do colo do útero com o auxilio de uma espatula ou escovinha. O médico passa o material para uma lamina, enviando assim o material recolhido para a análise.

Preparo para o papanicolau

Para a realização do exame é necessário evitar relação sexual dois dias antes do exame, assim como evitar aplicação de cremes, duchas e também é fundamental não estar menstruada no período do exame.

Periodicidade do papanicolau

Em sua maioria os médicos solicitam que este exame seja feito uma vez por ano, porém, apos dois exames consecutivos e com resultados normais, o médico pode solicitar que o exame seja feito a cada três anos.

Resultado do papanicolau

Para verificar o resultado é fundamental que seja visto por um profissional experiente, já que o tratamento e as condutas são diferentes, elas variam de acordo com o resultado de cada exame.

Apos o resultado do papanicolau, os médicos podem solicitar outros exames complementares como testes para pesquisa de HPVs, colposcopia e biópsias.