Prefeitura de Osasco

Depois de um grande “boom” no mercado de imóveis que sofreu fortes altas nos preços nos últimos anos o mercado imobiliário estagnou e já não se valoriza com a mesma intensidade do que antes. Existem cidades no Brasil em que a valorização dos imóveis tem ficado abaixo da inflação. Apesar de tudo isso investir em imóveis ainda é um dos investimentos preferidos dos brasileiros.

Em entrevista Cristiano Rabelo, diretor de novos negócios da Prospecta Inteligência Imobiliária, destacou que vivemos um momento de concentração de ofertas em regiões específicas, o que acarreta em uma quantidade expressiva de estoques. “Atualmente, as localidades mais aquecidas normalmente são os mesmos alvos tanto de investidores quanto de players. Com o tempo, é natural que as oportunidades em determinados locais diminuam”, destacou Cristiano.

Imóveis em Osasco (Reprodução)
Imóveis em Osasco (Reprodução)

A Prospecta Inteligência Imobiliária realizou um estudo elaborando um índice onde foram avaliadas cidades de todo o país com menos de um milhão de habitantes, ou seja, o índice engloba 90% dos municípios de todo o Brasil.

Desta forma as melhores cidades para investimento em imóveis em todo o Brasil são, São Bernardo do Campo (SP), Campo Grande (MS), Santo André (SP), Osasco (SP) e Natal (RN). A marca de Osasco é significativa já que a cidade tem sido muito bem avaliada em todos os índices de desenvolvimento nos últimos anos e o complexo de inferioridade da cidade está se dissipando.

O índice da Prospecta levou em conta diversos fatores de cada uma das cidades pesquisadas, como a área, a densidade, empresas atuantes, PIB, empregos formais, taxa de urbanização, renda domiciliar, nível de instrução superior completo, entre outros fatores.