Prefeitura de Osasco

Nesta segunda-feira (17), o prefeito de Osasco, Rogério Lins, anunciou um pacote de medidas urgentes para serem implementadas na rede municipal de ensino.

Uma das iniciativas é a disponibilização de um aplicativo chamado SOS Escola, que será instalado nos celulares dos diretores e coordenadores até a próxima sexta-feira (21). O app, que funciona como um Botão do Pânico, é uma ferramenta para atendimento rápido em casos de violência ou emergência.

Além disso, o prefeito determinou o chamado, em caráter de urgência, de 200 guardas civis para atuar na segurança escolar. A partir da próxima segunda-feira (24), todas as 149 escolas da prefeitura estarão equipadas com câmeras de monitoramento instaladas e conectadas à Central de Operações Integradas (COI), que trabalha em conjunto com a Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Municipal.

Originalmente, a instalação das câmeras estava prevista para o segundo semestre, mas a sequência de ataques às escolas registrados no país nos últimos vinte dias levou o prefeito a antecipar a medida. Até então, apenas 100 escolas possuíam os equipamentos.

Diante do cenário de violência e insegurança nas escolas, a prefeitura de Osasco se mobilizou rapidamente para garantir a proteção dos alunos e profissionais da educação. Com o novo aplicativo e a instalação das câmeras, espera-se que as escolas municipais se tornem mais seguras e acolhedoras para todos que frequentam esses espaços tão importantes para a formação educacional e social das pessoas.

Lins disse em suas redes sociais “Todas as nossas 144 escolas monitoradas pela nossa central 24hs até sexta-feira! Todas terão também botão 🆘 ESCOLA, do celular dos gestores, um toque no botão, viaturas imediatamente no local! Convocaremos ainda essa semana mais de 200 GCMS para fazerem exames médicos para reforçamos o policiamento na Cidade! Seguimos nossa missão! Deus abençoe nossa Cidade!”