Prefeitura de Osasco

O que é o Seguro desemprego e como solicitar – O Seguro desemprego é um benefício oferecido para todos as pessoas que, tem contrato CLT e são demitidas, sem ser por justa causa.

Todas elas têm direito a receber esse benefício, que é pago mensalmente, de acordo com diversos pontos que, vão definir o valor e a quantidade de parcelas a serem pagas.

Um dos pontos importantes quando falamos de seguro desemprego é que, para ter direito ao mesmo, é fundamental que você tenha permanecido no emprego por no mínimo seis meses.

Condições para receber o seguro desemprego

 Existem algumas condições que devem ser cumpridas para que o empregado receba as parcelas do seguro desemprego. O que é o Seguro desemprego e como solicitar

O primeiro passo é não ser demitido por justa causa, caso isso aconteça, ele perde automaticamente o direito a esse seguro desemprego.

O segundo detalhe que deve ser levado em conta, é em relação ao tempo de serviço, é fundamental que o empregado tenha trabalhado pelo menos seis meses para poder receber a quantidade mínima de parcelas do seguro desemprego.

Fora isso, é fundamental ter toda a documentação que é entregue no momento da demissão, como o requerimento do benefício do seguro desemprego, que é fornecido pela empresa no momento em que a demissão é assinada.

Por isso mesmo, se você foi demitido sem justa causa, vá atrás do seu direito e adquira o seguro desemprego, ele é uma forma de manter sua vida, até que um novo emprego seja alcançado.

Como solicitar o seguro desemprego 2020

Hoje, existem duas formas de solicitar o seu seguro desemprego. 

A primeira forma, é indo diretamente na Caixa Econômica Federal, com todos os seus documentos em mãos, incluindo o RG e o requerimento do seguro desemprego.

Porém, existe também a solicitação online, que é feita através do aplicativo Carteira de Trabalho Digital.

Em qualquer uma das formas, a solicitação irá passar por aprovação e caso esteja tudo correto, o seu seguro será depositado mensalmente em sua conta.