Prefeitura de Osasco

O que é Alzheimer: sintomas e tratamentos – Considerando uma doença neurodegenerativa, o Alzheimer acaba provocando alguns problemas nas funções cognitivas, reduz também as capacidades de trabalho e diminui as relações sociais .

Devemos ressaltar também que com o passar do tempo a doença de alzheimer interfere no comportamento, e também na personalidade da pessoa, causando assim problemas como a perda de memória .

É bastante comum que os pacientes lembrem de acontecimentos bastante antigos porém não consegue lembrar de coisas simples e acontecimentos recentes .

Conforme a doença vai evoluindo ele afeta diretamente na capacidade de aprendizado, na atenção, na orientação, e até mesmo na compreensão e linguagem, dificultando assim os relacionamentos até mesmo com a família.

Causas do Alzheimer

Muitos médicos pesquisadores acreditam que o aparecimento da doença de alzheimer é causado por uma combinação de fatores genéticos, de estilo de vida e também fatores ambientais que ao longo do tempo acabam afetando ao cérebro.

Até o momento não existe uma causa definida com o aparecimento do Alzheimer, o que se sabe é que em sua grande maioria atinge a população de idade mais avançada, e também alguns cientistas Já conseguiram identificar um componente genético do problema, porém ainda não existe nenhuma solução para o mesmo.

Fatores de risco do Alzheimer

Podemos dizer que existem sim alguns fatores que favorecem o aparecimento do Alzheimer, um dos principais pontos é a idade.

O risco do aparecimento da doença é muito maior para pacientes acima de 65 anos, além disso a taxa de demência Dobra a cada década após os 60 anos de idade

Algumas pessoas com raras alterações genéticas podem apresentar o início da doença já na faixa dos 30 anos de idade.

Existe também no risco desenvolver o Alzheimer caso um parente de primeiro grau, sendo pais ou irmãos, já tenham apresentado a doença.

A falta de exercícios físicos, a  obesidade, o tabagismo ou a exposição ao fumo passivo, pressão alta, colesterol alto, diabetes tipo 2, Podem sim ser fatores de risco para o aparecimento do Alzheimer.

Sintomas do Alzheimer

Quando falamos você entrou normal já os primeiros aparecer são o aumento do esquecimento e também a confusão mental leve, que podem perdurar por um longo período.

Ao longo do tempo a doença vai roubando ainda mais a memória, dando mais ênfase para a memória recente.

Podemos dizer também que seu pensamento é raciocínio das pessoas que são funções ainda ficam mais lentos,  as tarefas mais simples passam a ser mais complicadas de serem realizadas, concorrem mudança na personalidade e também no comportamento.

Além disso pessoas com Alzheimer também podem apresentar:

  •  depressão
  •   apatia
  •  mudanças de humor
  •  desconfiança dos outros
  •  mudanças nos hábitos de sono
  •   perda de inibições
  •  delírios 

Tratamento para Alzheimer

O tratamento do Alzheimer é feito para aliviar os sintomas, os medicamentos são utilizados principalmente na fase inicial da doença, que vai auxiliar amenizar e também retardar os efeitos do Alzheimer.

O médico pode recomendar medicamentos para controlar as confusões e agressividade, que vão auxiliar no tratamento destes sintomas .

Conforme o tempo vai passando e a doença evoluindo, o médico pode recomendar alguns medicamentos mais pesados, porém todos com efeito temporário, pois conforme a doença vai evoluindo ainda mais, os medicamentos não  fazem mais efeito.

Os médicos também podem recomendar terapias ocupacionais, fisioterapia, fonoaudiologia e exercícios físicos, tudo isso para trazer mais conforto e uma melhor qualidade de vida para os pacientes. 

 

Veja também: O que é Alzheimer? Conheça os sintomas e tratamentos