Prefeitura de Osasco

O que é a Stévia? Benefícios para a saúde – Procurar formas mais saudáveis de ter uma vida, substituindo alimentos e, escolhendo as melhores opções, tem sido sinônimo de vida de muitas pessoas, e quando o assunto é açúcar e adoçante, é o momento em que surge a dúvida na cabeça de muitas pessoas, e de um tempo para cá há muito tem se falado sobre o Stevia, mas muitos não sabem o que é.

Hoje vamos falar um pouco mais sobre este adoçante, do que é feito o, se ele realmente traz benefícios ou malefícios para sua saúde.

O que é a Stevia?

Antes de falar seus benefícios, suas contra indicações, e tudo mais, preciso falar exatamente o que é a Stevia, para que assim você se informe e saiba escolher o adoçante de sua preferência.

O Stevia é uma planta, e somente na América do Sul existem aproximadamente 200 espécies, composta basicamente por duas substancia a estevioside e reubadiosídeo, que são responsáveis pelo gosto doce que é obtido com a planta.

Quando é feita a produção do adoçante, alguns mantêm a forma mais natural da espécie, Deixando as duas substâncias no produto, agora existem outras opções que são muito mais industrializados e processados, fazendo com que somente o reubadiosídeo fique, já que é a parte mais doce dessa planta.

Beneficios da Stevia

Agora que você já sabe o que é stévia vamos falar um pouco mais sobre seus benefícios e, em comparação principalmente aos adoçantes artificiais como o aspartame .

Stévia auxilia na perda de peso, já que não contém caloria nenhuma, ajuda a reduzir o desejo por doce, ou seja, controla Aquela nossa vontade;

Diferente de outros adoçantes, ou stévia pode ser utilizado em reparação que vai ser cozida ou assada no forno, pois ele se mantém estável até uma temperatura de 200 graus;

Esse é do sangue também ajuda a regular o apetite já que ele tem propriedades que auxiliam na redução da Fome.

Stevia faz mal?

De um modo geral podemos dizer que a stévia é segura para saúde, mas pode sim ocorrer algum tipo de efeito colateral, como náusea, dores, e fraqueza muscular.

E ele também é contra indicado para grávidas, crianças, pois pode causar algum problema arrombar já nos casos de pessoas com diabetes ou hipertensão deve ser conversado com o médico antes de tomar qualquer atitude.

Vale lembrar que a melhor forma e a mais segura de consumir este produto é no caso dele próximo do natural, nos casos em que a folha da planta é desidratada e moída em forma de pó, dessa forma ele vai trazer somente benefícios para o seu organismo.