Prefeitura de Osasco

Você já ouviu falar da rubéola? Mas sabe realmente o seu sintomas, seu tratamento, e até mesmo o que é esta doença?  Hoje vamos falar um pouco mais sobre a rubéola, e tudo mais o que você precisa saber sobre esta doença altamente contagiosa.

O que é a rubéola?

A rubéola também é conhecida por Sarampo alemão, e é considerada uma infecção contagiosa que é causada por um vírus e tem como característica erupções vermelhas na pele.

Como dissemos, essa doença é causada pelo vírus e é transmitida de pessoa para pessoa através de espirro ou tosse, sendo  uma doença altamente contagiosa.

Sintomas da rubéola

Os principais sintomas da rubéola nem sempre são fáceis de serem notados, especificamente no caso das crianças. Quando os sintomas surgem, os sinais da doença podem demorar de duas a três semanas após a exposição com vírus para se manifestar, e  duram em média de 2 a 3 dias.

Entre os principais sintomas,  podemos citar:

  • Febre leve
  • Dor de cabeça
  • Congestão nasal
  • Inflamação nos olhos (avermelhados)
  • Surgimento de nódulos na região da nuca e atrás das orelhas
  • Desconforto geral e sensação de mal-estar constante
  • Dor muscular e nas articulações

Diagnóstico rubéola

O diagnóstico da rubéola é feito principalmente de acordo com as erupções são causadas pela doença,  Além disso o médico irá pedir exames laboratoriais para ter a certeza de que se trata da rubéola.

Além disso também pode ser feito exame de sangue para verificar se a criança ou adulto está protegida contra a rubéola,

Tratamentos da rubéola

Atualmente não existe um tratamento disponível para interromper a rubéola, por sintomas leves não existe a necessidade de um tratamento.  Porém para evitar a transmissão do vírus para outras pessoas é fundamental que a pessoa fique reclusa em casa.

O médico pode se indicar alguns medicamentos para melhorar os sintomas da doença.