Prefeitura de Osasco

Considerada uma doença altamente contagiosa e muito comum entre crianças, a  escarlatina é uma doença facilmente tratada, porém merece a atenção de todos os pais.  Veja aqui mais informações sobre a escarlatina, seus sintomas e também seus tratamentos.

O que é a Escarlatina?

A escarlatina é uma doença altamente contagiosa,  muito comum em crianças entre 5 e 15 anos de idade.

Essa doença se manifesta através de dor na garganta, febre alta,  bolinhas na língua e manchas vermelhas com coceira na pele.

Causada por uma bactéria, a escarlatina embora altamente contagiosa é facilmente tratada com antibióticos que são consumidos entre 7 a 10 dias consecutivos.

Sintomas da Escarlatina

A escarlatina apresenta diversos sintomas, porém é caracterizado pelo aparecimento de manchas ou até mesmo bolinhas na pele, que aparecem no pescoço e também no tronco.  conforme o avanço da doença também podem aparecer no rosto, braços e pernas.

Outros dos principais sintomas da escarlatina são:

  • Dor e infecção na garganta;
  • Coceira na pele;
  • Rosto e boca avermelhados;
  • Língua esbranquiçada;
  • Náuseas e vômitos;
  • Mal estar geral.

Geralmente os sintomas desaparecem após 24 horas do início do tratamento, na sequência após uma semana, as manchas vermelhas também desaparecem.

Como prevenir a Escarlatina

A transmissão da escarlatina ocorre através da inalação de gotículas da tosse ou do espirro de uma pessoa infectada.

para prevenir, é fundamental evitar o convívio com pessoas infectadas, ainda mais em locais fechados como creches, escolas, cinemas e shoppings.

Tratamentos da Escarlatina

O tratamento da escarlatina é feito através de antibióticos, que vão eliminar a bactéria do organismo.

Os médicos Geralmente fazem com que o tratamento ocorra de 7 a 10 dias, Porém a partir da segunda dose do remédio já é esperado que os sintomas aliviam ou desapareçam.