Osasco

Ministério Público pede intervenção no Unifieo

O Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) ajuizou, na segunda-feira, 10, uma ação civil pública com pedido de liminar visando a intervenção na Fundação Instituto de Ensino para Osasco (FIEO) que administra o Centro Universitário FIEO.

O MP entende que houve má gestão na Fundação ocasionando um total colapso da instituição. A Promotoria investiga Fundação desde 2016.

A Promotoria pede, liminarmente, o afastamento de todos os diretores da instituição rapidamente devido ao caos da faculdade. A decisão cabe ao juiz da 4ª Vara Cível da cidade.

Desde o ano passado o Centro Universitário passa por uma enorme crise financeira gerando atrasos nos pagamentos de docentes e funcionários além de outras dívidas. Diante do não pagamento dos salários mais de 100 professores entraram em greve e foram demitidos após reconduzidos ao cargo após decisão judicial e no último dia 30 de junho demitidos novamente.

Procurada o Unifieo não se manifestou até o fechamento desta edição.

Sobre a FIEO

A FIEO – Fundação Instituto de Ensino para Osasco foi instituída em 26 de outubro de 1967. É uma Fundação privada, que se dedica ao ensino e hoje mantém o UNIFIEO – Centro Universitário FIEO com mais de 60 cursos.

A Fundação instituiu a Faculdade de Direito, iniciando sua atividade didática em junho de 1969, com 118 alunos na primeira turma.

A Faculdade de Administração de Empresas foi autorizada a funcionar em maio de 1972 e foi chamada de Faculdade de Administração de Empresas Amador Aguiar. O empresário prestou seu apoio à iniciativa da Instituição.

O primeiro curso da Faculdade de Informática – Processamento de Dados – foi autorizado em setembro de 1985.

Em 1986, incorporou a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Prof. Carlos Pasquale, localizada em São Paulo e integrou suas Faculdades numa estrutura mais próxima à usada pelas Universidades. Criou, então, as Faculdades Integradas de Osasco.

Em novembro de 1998, as Faculdades Integradas de Osasco transformaram-se em Centro Universitário FIEO, com a criação de diversos cursos.

São seus Instituidores, e até hoje dirigem a entidade mantida os Professores Luiz Fernando da Costa e Silva, Promotor de Justiça e José Cassio Soares Hungria, Procurador de Justiça, aposentados da Justiça do Estado de São Paulo. O Dr. Luiz Carlos de Azevedo, Desembargador, Instituidor da FIEO, trabalhou no UNIFIEO até seu falecimento, em março de 2011.

Share
Publicado por
Rodolfo Andrade

Recent Posts

Homem é preso após agredir companheira e cortar seu cabelo com faca

Homem é preso após agredir companheira e cortar seu cabelo com faca Na manhã de…

23 de abril de 2025

Setran realiza ações educativas em alusão ao Maio Amarelo

Em alusão ao Maio Amarelo, que este ano teve as atividades antecipadas e conta com…

23 de abril de 2025

PM prende indivíduo envolvido em sequestro relâmpago em Osasco

Na tarde desta terça-feira (22), a Polícia Militar prendeu um homem suspeito de envolvimento em…

23 de abril de 2025

CONCURSO ABERTO em Santana de Parnaíba!

  A Prefeitura de Santana de Parnaíba lançou um novo concurso público com 49 vagas…

22 de abril de 2025

ROMU RECUPERA MOTO FURTADA E PRENDE DOIS NO PORTAL D’OESTE

Na madrugada deste sábado (19), a ROMU da GCM de Osasco prendeu dois indivíduos por…

19 de abril de 2025

Prefeito reúne secretários para planejamento e avaliação dos 100 dias de governo

Na quarta-feira, 15 de abril, o prefeito de Osasco, Gerson Pessoa, acompanhado da primeira-dama e…

17 de abril de 2025