Prefeitura de Osasco

Infecção urinária em bebês: principais sintomas e tratamento Muito se fala sobre a infecção urinária, suas causas e suas consequências no organismos, porém, hoje vamos falar um assunto diferente, vamos falar sobre a infecção urinária em bebês.

Muitas vezes pode ser considerado difícil entender e perceber os sintomas da infecção urinária em bebês, ja que eles não conseguem se expressar da melhor forma, por isso mesmo, é fundamental ficar atento aos pequenos detalhes que vão facilitar a identificação da infecção.

Sintomas da Infecção urinária em bebês

Os principais sintomas da infecção urinária em bebês com menos de cinco meses, é em sua grande maioria a recusa em comer pela irritabilidade, o bebê apresenta fome, mas se recusa a mamar ou até mesmo empurra a mamadeira ou o seio da mãe.

Existem outros sintomas que podem aparecer nesse período, sendo eles:

O bebê chorar ou reclamar quando faz xixi;

  • Urina mais escura que o normal;
  • Urina com cheiro muito intenso;
  • Falta de apetite;
  • Irritabilidade.

Infecção urinária em bebês: principais sintomas e tratamentoInfecção urinária em bebês: principais sintomas e tratamento

Em alguns casos, o bebê pode apresentar apenas febre, por isso mesmo, é fundamental ficar atento às reações do bebê.

Igual a um adulto, o diagnóstico da infecção urinária em um bebê é através do exame de urina. Nos casos em que o bebê ainda usa fralda, coloca-se um saquinho próprio para a coleta na região genital e espera-se até que o bebê faça xixi.

Tratamento da infecção urinária em bebê

Depois de ser detectado e confirmado a infecção urinária, o médico pode indicar que o tratamento seja feito com antibióticos por 7,10,14 ou 21 dias, tudo vai depender do microorganismo que está causando a infecção.

Um detalhe que vale a pena ressaltar é que, mesmo que não exista nenhum sintoma após alguns dias, é fundamental continuar o tratamento até o final, isso vai fazer com que seja evitado que a infecção urinária retorne.

Além disso, durante todo o tratamento é recomendado que seja oferecido muito líquido para o bebê, assim como, trocar a fralda com frequência, evitando que o bebê fique com a fralda suja por muito tempo.

Como prevenir a infecção urinária

A prevenção da infecção urinária é simples, entre elas:

Manter sempre o bebê limpo e seco;

Fazer a limpeza na região íntima do bebê com com compressa de algodão com água morna;

Evitar lenço umedecido;

Limpar a região íntima das meninas sempre na direção de frente para trás.