Prefeitura de Osasco

A Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo divulga mensalmente dados estatísticos sobre a criminalidade em todo o Estado, dividindo também esses dados por cidades. Os dados englobam 4 itens, são eles: Homicídio Doloso, Furto, Roubo e Furto e Roubo de veículos.

Comparamos os números de 2017 com os de 2018 e constatamos que, estatisticamente, a criminalidade recuou no último ano.

O número de homicídios dolosos (quando houve intenção de matar) em Osasco caiu de 67, em 2017 para 54, em 2018. Já o número de Furtos e Roubos de veículos caiu de 4.805, em 2017, para 4.408 em 2018, o mesmo aconteceu para os Roubos (quando não há ameaça ou violência) despencou de 9.744 para 7.806. Apenas o furto (quando não há violência) que apresentou uma piora em relação ao ano anterior indo de 6.081 para 6.088 de um ano para o outro.

Fonte dos dados: Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo.

Queda no número de Furtos

O dado que mais chamou atenção nos índices apontados pela Secretaria de Segurança Pública são os registros de furtos, quando objetos e pertences das vítimas são levados sem que exista violência ou ameaça. A queda superior a 20%, pode estar relacionada com ações realizadas pelas diversas forças policiais, como a Operação Amanhecer Seguro da Guarda Municipal de Osasco.

Operação Amanhecer Seguro

Criada no início do Governo de Rogério Lins, e intensificada no último ano, a Operação atua diretamente nas principais ruas e avenidas da cidade, onde equipes da Guarda Municipal percorrem as vias e patrulham pontos de ônibus, local com maior incidência de furtos aos trabalhadores que dependem do transporte público.

Além disso, houve aumento no efetivo da Guarda Civil Municipal e um aumento de 77% nos investimentos em Segurança por parte da Prefeitura de Osasco.