Prefeitura de Osasco

HPV tem cura?  – Antes de falar exatamente se o HPV tem cura, devemos explicar um pouco mais o que ele é. 

Para quem não sabe o HPV é uma infecção sexualmente transmissível e que muitas vezes não causa nenhum tipo de sintoma, porém pode provocar verrugas genitais em homens e mulheres. 

Atualmente, foram descobertas mais de 100 tipos de HPV, sendo que, cerca de 40 afetam a região genital, e deste número pelo menos 13 podem desencadear câncer de colo de útero, vagina, anos, vulva e pênis.

Transmissão do HPV

A transmissão do HPV ocorre por contato direto com a pele, mucosa ou as lesões presentes na região genital de uma pessoa infectada. Em sua grande maioria, essa transmissão acontece principalmente através de relações sexuais sem a utilização de preservativo.

Para que a transmissão seja possível, é necessário que a pessoa apresente lesões na região genital, podendo ser lesões verrucosas ou lesão plana não visível a olho nu. 

Devemos ressaltar também que o fato da pessoa ter tido contato com o vírus, não significa que vai desenvolver a infecção, já que muitas vezes o sistema imune consegue combater o vírus de forma eficaz, promovendo a sua eliminação dentro de pouco tempo.

Prevenção do HPV

Hoje em dia a principal forma de prevenção do HPV é o uso de preservativo em todas as relações sexuais, pois  somente assim é possível evitar a transmissão do HPV e de outras infecções sexualmente transmissíveis.HPV tem cura?

Vale lembrar que o uso da camisinha sobre vinha transmissão no caso de lesões estão presentes na região que é coberta pelo preservativo, Não entendi lindo o contágio quando as ações estão presentes na bolsa escrotal. 

HPV tem cura?

Agora que já explicamos um pouco mais sobre o HPV, podemos falar sobre a cura desta infecção por vírus.

A cura da infecção pelo HPV pode acontecer espontaneamente, naqueles casos em que a pessoa tem um sistema imunológico íntegro e o vírus conseguem ser eliminado naturalmente, não aparecendo nenhum sinal ou sintoma da infecção.

Existe também a possibilidade do tratamento para cuidar dos sintomas, porém não é possível eliminar o vírus de vez.