Prefeitura de Osasco

Para os fãs de gastronomia, em especial carnes e hambúrgueres, a opção em Osasco é o Johnny.C, uma marca de entretenimento gastronômico especializado em carnes, que em seu cardápio apresenta diversos blends de hambúrguer, entre eles as estrelas: AngusBúfalo e o tradicional Nelore.

A casa, localizada no KM 18, tem no cardápio cinco opções de hambúrgueres e outros pratos que têm a carne como protagonista.

Depois de visitar a casa e experimentar as delícias da gastronomia do sócio e Chef Thiago Camargo, é comum que os clientes Johnny.C queiram se aventurar no comando da churrasqueira.

Por isso, o especialista revela alguns de seus segredos e ensina como fazer um blend caseiro perfeito!

Nessa receita serão utilizados apenas carne e gordura como ingredientes. A gordura utilizada para compor o blend será a principal responsável pelo sabor. A escolha da carne é fundamental para o resultado final, para escolher as carnes, deve-se levar em conta os tipos de cortes bovinos. Na parte traseira estão as carnes mais macias como a picanha e fraldinha, mais comuns para churrasco, já na parte dianteira estão as carnes mais duras como acém e costela, que tem preparação mais demorada, mas também são mais saborosas e tem melhores preços.

Saiba o passo a passo do blend caseiro perfeito

1)   Preparar

Para fazer um hambúrguer saboroso, a sugestão é um blend que mescla uma carne mais magra da parte traseira, o Patinho, que é sem nervos e facilita no preparo, junto com a gordura da costela (parte dianteira) que dará o sabor característico do nosso hambúrguer. O ponto principal de um bom blend é a proporção correta de carne e gordura. O ideal é que a quantidade de gordura tenha uma variação entre 15% e 20% do peso total do blend, Ex: Para cada 1kg de Patinho usaremos entre 150g a 200g de gordura de costela. Misture os cubos cortados e moa duas vezes. Isso fará a marmorização do seu blend, isto é, fará com que a gordura fique entremeada na carne dando sabor e suculência durante o preparo.

Entre os pontos de atenção, Thiago destaca: “A quantidade mínima de gordura é 15%, se for menor o hambúrguer ficará seco, e a quantidade máxima é 20%, pois, se for maior o hambúrguer vai encolher ao ser preparado e se desmanchar. Portanto não adianta colocar mais gordura para o hambúrguer ‘render mais’, porque não funciona dessa forma”.

2)   Moldar

 Com a massa pronta, pegue uma balança digital e separe porções de 180g (peso usado na maioria das hamburguerias). Faça movimentos jogando o hambúrguer de uma mão para outra repetindo de 5 a 10 vezes para retirar todo ar da massa. Isso deixará seu hambúrguer com a forma perfeita sem que se deforme na hora do preparo. Para modelar, pode-se usar um aro modelador ou amassar com as mãos para obter um hambúrguer mais rústico.

3)   Fritar

 Na hora de fritar o hambúrguer, use uma frigideira comum, aqueça bem antes de colocá-lo para poder selar. Esse passo ajudará a manter os sucos da carne no seu interior deixando o hambúrguer mais suculento. Importante: a carne não pode cozinhar, tem que fritar. O tempero é apenas sal e pimenta a gosto. Lembrando que o sal ajuda a realçar o sabor do blend. Escolha seu pão, suas guarnições e aproveite um maravilhoso hambúrguer artesanal digno das melhores hamburguerias de São Paulo.