Prefeitura de Osasco

Nesta quarta-feira (14) circulou pela internet um vídeo que mostra agentes da GCM de Osasco, imobilizando de forma truculenta um vendedor ambulante. O caso aconteceu na rua Antônio Agú, maior rua comercial da cidade.

Pelas imagens é possível ver que pelo menos quatro agentes participam da ação. Sendo que enquanto um agente imobiliza o homem, outro o atinge com o cassetete e um terceiro agente tenta afastar a população que acompanhava a cena.

Diversas pessoas, durante a ação, tentaram pedir para que os Guardas Municipais parassem de atingir o vendedor.

O que diz a prefeitura?

O prefeito Rogério Lins, através de suas redes sociais, comentou o vídeo informando que tomará as medidas necessárias, e que já havia pedido uma sindicância para apurar o caso.

A SEPPIR (Secretaria Executiva de Políticas de Promoção da Igualdade Racial emitiu, ainda na quarta-feira (14) uma nota oficial sobre o caso. Na nota a SEPPIR informa que irá acompanhar as ações da SECONTRU (Secretaria de Controle Urbano) para aputar os fatos.

Confira a Nota na íntegra

A Secretaria Executiva de Políticas de Promoção da Igualdade Racial – SEPPIR, diante dos fatos ocorridos nesta tarde, informa que acompanhará as ações da SECONTRU para apuração dos fatos.

A SEPPIR vem atuando intensamente na construção de políticas públicas com foco na Igualdade Racial e tem feito uma interlocução municipal e interestadual para construir uma política de fortalecimento no combate ao Racismo, estamos construindo um projeto de capacitação junto a SECONTRU para reformulação da metodologia de abordagem do sistema de segurança pública, assim como combater o racismo institucional .

O Centro de Referência de Direitos Humanos que será implementado na Avenida Dos Autonomistas e terá um invés de acolhimento a imigrantes e refugiados, será implantado o núcleo de atendimento. Em parceria com a Secretaria do Trabalho, buscamos integrá-los no mercado de trabalho e gerar melhores condições de vida em nossa cidade, através do Programa Osasco Íntegra.

As políticas afirmativas ja estão em construção e sem dúvida, a participação da sociedade civil e do poder público juntos enfrentaremos esse desafio estrutural que tanto aflige nossa sociedade, não descansaremos para atender essas demandas.

Outras ações como o SOS Racismo entre outras políticas, afirmativas serão implementadas e construídas de modo participativo.

Nossa redação entrou em contato com a Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Osasco, mas até o fechamento da matéria não obteve resposta.

Confira: Em nota, Prefeitura de Osasco, diz que ambulante tentou “pegar” arma de GCM