Prefeitura de Osasco

A Faculdade de Jandira, mantida pela Uniesp, antiga Faculdade Eça de Queiroz (Faceq), informou, na quinta-feira, 23, os alunos e professores que encerrará suas atividades no final deste ano.

Uma professora da instituição lamentou tal atitude. “Com a venda da Faceq para uma corporação educacional tudo começou a mudar. Viamos, dia a após dia, a destruição lenta e progressiva de um trabalho coletivo realizado por alunos, professores e funcionários que, a despeito das dificuldades e frustrações que seríamos todos, em função de uma motivação maior: nosso compromisso com a educação”, desabafou a professora.

A instituição iniciou suas atividades em 2006 chegando a possuir capacidade máxima em suas salas de aulas nos diversos cursos oferecidos pela faculdade. “Houve momentos, sob a gestão do professor Mauro Gonçalves (diretor), de não termos salas suficientes para todos os alunos que queriam estudar na instituição”, comentou uma docente.

Em nota a A UNIESP informou que “a suspensão das atividades da Faculdade por questões estratégicas”, mas não comentou sobre quais são essas ações.

A mantendora afirmou que comunicou todos os envolvidos e que está a disposição. “A Direção da Faculdade já comunicou a todos os alunos que há um plantão de atendimento presencial na unidade para informações e para auxiliá-los no processo de transferência para outras Faculdades do Grupo existentes na região, como a Universidade Brasil, a Faculdade de Barueri, ou, ainda, de acordo com a opção de cada um, para outras regiões ou até mesmo outra instituição de sua escolha”, comunicou.

A reportagem perguntou sobre os alunos bolsistas de programas estudantis como ficaria a situação. “Os alunos bolsistas poderão solicitar transferência nos casos decorrentes de: extinção de curso em função de fusão ou incorporação da instituição de ensino; extinção das atividades da instituição, dentre outras possibilidades, inclusive àquelas por vontade e interesse do próprio estudante”, esclareceu a Uniesp.

A Faceq

A Faculdade Eça de Queirós está localizada no município de Jandira – SP e foi autorizada a funcionar pela Portaria Ministerial 3.086 – publicada no D.O.U. de 09/09/05.

O histórico da Faculdade Eça de Queirós baseia-se no ideal de trabalho e esforço contínuo do mantenedor que, durante toda a sua trajetória profissional, como grande empreendedor, acreditou, firmemente, no processo de crescimento do ser humano por meio da educação, em especial, da educação superior.

A escolha para a implantação da primeira faculdade no município de Jandira foi feita levando-se em consideração sua população e sua carência em ensino superior. Assim, a instalação da FACEQ pretendeu contribuir com o desenvolvimento do potencial da população local através de uma formação superior de qualidade que a habilite à profissionalização com sucesso e, desta forma, contribuir com o crescimento econômico, social e cultural do município.