Prefeitura de Osasco

O caso aconteceu na Escola Estadual Professor José Liberatti, no centro de Osasco, o aluno H., de 15 anos, afirmou a reportagem da Rede Record que sofreu repetidamente com casos de bullying sem que a direção do colégio intervisse para solução do caso. No relato o estudante afirmou que a situação vinha se agravando a cada dia.

O último caso aconteceu na terça-feira (14) quando um aluno chutou a cadeira de H., fazendo com que ele caísse no chão, diversos alunos riram e a ação foi gravada e compartilhada no WhatsApp. O estudante procurou a direção para relatar o ocorrido, mas ao retornar à sala foi ameaçado pelos agressores.

A mãe do adolescente afirmou a reportagem que as agressões acontecem desde 2014, quando o filho entrou no colégio.

Falta de segurança

Segundo a mãe, os casos frequentes de bullying fazem com que ela e o garoto não sintam segurança no ambiente escolar. Na quinta-feira (16), H. não frequentou as aulas. “Ele está com medo de ir para a escola. Ele vai ao banheiro escoltado?”, diz a mãe.

“A gente manda o filho para a escola por ainda achar que é um lugar seguro. O mínimo que o governo pode fazer é dar segurança dentro de uma escola estadual”, afirma. S. afirma que vai entrar com uma ação judicial contra os pais dos estudantes que expuseram a imagem do filho dela no grupo de whatsapp e também contra o Estado. Ela ainda diz que registrará um boletim de ocorrência na tarde desta quinta-feira (16).

Secretaria chama os pais

Ao ser questionada sobre a situação, a Secretaria Estadual de Educação afirmou que “a Diretoria de Ensino Osasco acompanha o caso e informa que os pais dos alunos envolvidos foram chamados para que medidas pedagógicas aconteçam em conjunto”.

A pasta ainda disse que “a escola, assim como outras unidades de ensino, possui parcerias e realiza com frequência palestras e atividades de conscientização sobre bullying”. Segundo a secretaria, “todas ações de inclusão são realizadas com alunos especiais e todos são acompanhados pelos professores e direção das unidades”.

Fonte: R7