Prefeitura de Osasco

Sei bem como é sentir-se esgotado e cansado. O cansaço não é apenas físico.

Vivemos em um mundo que nos desgasta. Ele não espera. Ele é ingrato. E, não lhe resta escolhas a não ser viver nele. Mas, você está cansado. Cansado de amar demais. Se doar demais. Cuidar demais. Você está cansado de investir suas energias em resultados indefinidos. Cansado de ver tudo embaçado a sua frente.

Sei que nem sempre você foi assim. Houve um tempo em que você tinha esperanças. Sentia que as coisas iam dar certo. Essas esperanças foram arrancadas uma a uma. Não foi de imediato. Uma sucessão de ações lhe trouxeram a este momento da sua vida. Antes do pessimismo sobrepor seu otimismo, você tinha muita coisa para dar. O mundo não tem sido gentil com você como foi outrora. Faça as contas. Você já perdeu mais do que ganhou. Eu sei que nessa hora você está se sentindo desmotivado. Estamos cansados. Todos nós. No fundo somos uma soma de corações despedaçados e sonhos destruídos. Queremos melhorar. Mas, estamos fracos para fazê-lo. Temos medo de começar tudo de novo. Assumir os riscos. Será que tudo irá desabar novamente? Quantas vezes seremos capazes de recomeçar?

Neste momento estamos sozinhos. Para os outros? Para os outros fazemos os joguetes com mentiras e sorrisos amarelos. Não queremos ser os vilões. Mesmo sendo os vilões de nós mesmos.

Pode parecer impossível tentarmos quando estamos cansados. Quando a alma sente-se fraca. A exaustão. Agora fica meu pedido pessoal quando você estiver neste momento: dê mais uma chance. Tente novamente. A grande verdade é que para tentar novamente você tem que deixar de lado o que te deixou nessa situação. Tente.

Sempre há mais amor do que podemos receber. Mais esperanças do que somos capazes de ter. Mais paixão do que somos capazes de desencadear. Sempre há espaço para um novo começo.

Entretanto é do ser humano ser imediatista. É nessa hora que passamos a duvidar mais e desistir. A falta de um feedback da vida pode nos deixar desorientados. Mas, o feedback vem de você. Dos seus limites e de até onde você quer chegar.

Temos que admitir uma coisa: todos nós vamos sofrer. Todos nós vamos ter sonhos destruídos. Todos nós ficaremos cansados. Mas, só nós estamos autorizados a recomeçar. Só nós estamos autorizados a trabalhar os sentimentos de frustração. Mesmo aquelas pessoas que você tanto admira, por um momento já se sentiram cansadas também. Mas, isso não as impediu de alcançar o que tanto buscavam. A mudança começa em você.

Se estiver muito cansado, vá. Vá devagar. Vá no seu ritmo. Mas, vá. O que você tanto quer irá se realizar. Do contrário, tentamos novamente.

 

Paulo Macedo é um dos fundadores do Portal Osasco Notícias e especialista em comunicação digital. Escreve em sua coluna sobre cotidiano, redes sociais, comunicação e política. Siga no Instagram: @iPauloMacedo