Moradores de Osasco começaram o ano de 2026 com aumento na conta de água. Desde esta quinta-feira, 1º de janeiro, a tarifa básica da Sabesp teve reajuste de 6,11% em todo o estado de São Paulo.
A Sabesp é responsável pelo abastecimento de água e pelo tratamento de esgoto no município. Segundo o Governo do Estado, o reajuste corresponde apenas à correção da inflação acumulada nos últimos 16 meses, período considerado desde a privatização da companhia.
Na prática, para residências com consumo entre 11 m³ e 20 m³, o valor de mil litros de água passou de R$ 6,01 para R$ 6,40. O reajuste foi autorizado pela Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp) no dia 1º de dezembro.
A gestão do governador Tarcísio de Freitas afirma que não houve aumento real e que o percentual aplicado ficou abaixo do índice que seria utilizado caso a empresa continuasse estatal. A Arsesp também informou que o novo modelo tarifário leva em conta apenas a reposição inflacionária e investimentos devidamente auditados.

