Como proteger seus filhos das doenças mais comuns na infância

As crianças, em seus primeiros anos de vida, tem o organismo bem frágil e muito sensível, ficando doentes com muito mais facilidade. Porém, existem formas de proteger os bebês dos principais problemas de saúde.

Resfriado

O resfriado comum é uma das causas mais frequentes das idas ao hospital, ainda mais nos períodos mais frios e chuvosos. A transmissão ocorre, geralmente, através das mãos, bocas, saliva, muco e também secreções. Os sintomas são congestão nasal e coriza, acompanhados de tosse, espirros, irritação nos olhos e pode causar febre também.

Faringoamigdalite

Esse é um processo inflamatório muito comum, que pode afetar as amígdalas e também a faringe. Essa inflamação acontece com muita frequência nos três primeiros anos de vida de uma criança, por isso, os pais devem ficar atentos. Quando os sintomas aparecerem, é fundamental procurar um médico, evitando que essa inflamação se torne algo mais forte, como doença reumática e nefrite. O tratamento desta inflamação é feito com antibiótico, somente sob prescrição médica.

Proteja seus filhos das doenças mais comuns na infância. (Divulgação)

Otite Média Aguda

Depois do resfriado, a otite é maior causa da ida dos pais com os pequenos até o hospital. Nos primeiros dias, é possível que as crianças não apresentem febre e nem dor. Porém, com o avanço da infecção, é normal que as crianças sintam sintomas de resfriado, irritabilidade, sensibilidade nos ouvidos e até mesmo a secreção purulenta. É fundamental que os pais tenham cuidado, já que se não for bem tratada ou até mesmo com a recorrência, pode acarretar na deficiência auditiva, além de atrasos no desenvolvimento e também no aprendizado.

Laringite

Laringite é uma infecção viral, que tem como característica uma tosse rouca, que geralmente aparece na madrugada e muitas vezes tem sua cura espontânea. Porém, é fundamental ficar atento, pois pode levar à insuficiência respiratória aguda. O tratamento é feito com antialérgicos e anti-inflamatórios.

Relacionado