Colunistas

Cenário Político aquecido para o Governo de SP

Pode-se esperar de tudo nas próximas eleições para o Governo do maior estado do país, inclusive nada.

As movimentações dos partidos para firmarem seus pré-candidatos ao Governo de São Paulo estão cada vez mais intensas.

Haddad atualmente lidera as principais pesquisas de intenção de votos, conta com o apoio de Lula, que também aparece à frente nas pesquisas para a disputa pelo Planalto, mas também encara rejeição.

Márcio França parece convicto de que será candidato, correndo por todo o estado, articulando reuniões para a escolha de seu ou sua vice. Aparece inclusive como segundo colocado nas pesquisas. 

Tanto para Márcio, quanto para Haddad a luta está em firmar-se como o preferido de Lula e, se tratando de São Paulo fica a dúvida sobre quem o pré-candidato a vice de Lula, Geraldo Alckmin, apoiará de fato: o pré-candidato de seu novo partido, visto que se filiou recentemente ao PSB, ou ajudará Haddad a conquistar o interior de SP, seu principal reduto?

Tarcísio de Freitas apareceu como um quadro técnico competente dentro do governo de Jair Bolsonaro, alheio a princípio a questões ideológicas. Colando sua imagem à do atual presidente, tem inclusive crescido nas pesquisas e atraído a atenção daqueles que, até recentemente o desconheciam.

Rodrigo Garcia, que atualmente ocupa a quarta colocação nas pesquisas, mas tem a seu favor o fato de atualmente estar sentado na cadeira cobiçada por muitos, mas ocupada por poucos é conhecido apenas por quem acompanha a política de perto, tem muito trânsito no interior e cultiva excelente relacionamento com o Legislativo Paulista. Não à toa, enquanto era Vice-Governador, acumulava o cargo de Secretário de Governo, pois é conhecido por sua diplomacia e facilidade de circular entre os mais diversos setores da sociedade. Tem se mostrado avesso à polarização política e dado sinais de desapego a figuras políticas que provavelmente avalaia que o impediriam de decolar, como seu antecessor João Dória.

Enquanto PT e PSB não decidem o que farão para agradar “gregos e troianos” e com isso podem acabar dividindo os votos de seu público, Bolsonaro trabalha para colar a pecha de Bolsonarista em seu pré-candidato e o atual Governador corre por fora, atuando na discrição que é peculiar aos interioranos paulistas e pode acabar surpreendendo.

O cenário está tão incerto que tudo pode acontecer, inclusive a reeleição do atual Governador. Como dizem: “tudo pode acontecer, inclusive nada!”

Ralph Mariano

Professor e Gestor Público.

Share
Publicado por
Redação

Recent Posts

Homem é preso após agredir companheira e cortar seu cabelo com faca

Homem é preso após agredir companheira e cortar seu cabelo com faca Na manhã de…

23 de abril de 2025

Setran realiza ações educativas em alusão ao Maio Amarelo

Em alusão ao Maio Amarelo, que este ano teve as atividades antecipadas e conta com…

23 de abril de 2025

PM prende indivíduo envolvido em sequestro relâmpago em Osasco

Na tarde desta terça-feira (22), a Polícia Militar prendeu um homem suspeito de envolvimento em…

23 de abril de 2025

CONCURSO ABERTO em Santana de Parnaíba!

  A Prefeitura de Santana de Parnaíba lançou um novo concurso público com 49 vagas…

22 de abril de 2025

ROMU RECUPERA MOTO FURTADA E PRENDE DOIS NO PORTAL D’OESTE

Na madrugada deste sábado (19), a ROMU da GCM de Osasco prendeu dois indivíduos por…

19 de abril de 2025

Prefeito reúne secretários para planejamento e avaliação dos 100 dias de governo

Na quarta-feira, 15 de abril, o prefeito de Osasco, Gerson Pessoa, acompanhado da primeira-dama e…

17 de abril de 2025