Cateterismo: O que é e é seguro fazer?

Cateterismo: O que é e é seguro fazer? – Muito se ouve sobre o cateterismo, vemos com frequência nos jornais pessoas famosas que por algum motivo de saúde tiveram que realizar esse procedimento, mas muitos lançamentos atualmente O que é o cateterismo.

O cateterismo é um procedimento para diagnosticar ou até mesmo tratar doenças cardíacas, e para a realização deste exame um fino cateter inserido na circulação, em sua grande maioria em uma artéria da perna ou até mesmo do pulso, indo até o coração para examinar a circulação das coronárias ou até mesmo avaliar arritmia cardíacas.

O cateterismo também é eficaz para desobstruir As veias, e neste caso tem o nome de angioplastia coronariana. Também é possível implantar uma válvula no coração de forma não invasiva com o procedimento do cateter essa técnica é usada para tratar a estenose da válvula aórtica calcificada, sendo principalmente indicada para idosos.

Qual a finalidade do cateterismo? – Cateterismo: O que é e é seguro fazer?

Utilizado Principalmente para o diagnóstico ou tratamento de doenças cardíacas, a grande vantagem do cateterismo é a sua recuperação rápida para o paciente, já que envolve baixos riscos de complicações e uma pequena taxa de mortalidade.

Mesmo sendo um exame relativamente comum devemos ressaltar que as complicações deles são extremamente raras, contudo podem se existir algum tipo de complicação no local da punção, e também é arritmia cardíaca e também enfarte do miocárdio.

Como é feito o cateterismo?

Este procedimento é feito com o paciente acordado, porém com uma anestesia local para que não sinta dor durante a realização do exame.

Depois da anestesia aplicada o médico deve inserir um cateter através de um pequeno corte feito no local, que pode ser tanto no punho, como pescoço, virilha Ou na perna, permitindo assim o acesso a uma artéria.

Durante todo o procedimento um paciente conta com eletrodos no peito para acompanhar os batimentos cardíacos no teste e também com uma equipe totalmente preparada para qualquer imprevisto que possa ocorrer.

Quando é recomendado um cateterismo?

Na maioria das vezes o cateterismo é recomendado para pacientes com sintomas de alergia ou também de infarto.

Além disso o exame pode ser realizado para detectar algumas doenças cardíacas como:

  • localizar estreitamento o bloqueio nos vasos sanguíneos que possam causar a dor no peito;
  • medir os níveis da pressão e oxigênio em diferentes partes do seu coração;
  • verificar a função de bombeamento do coração;
  • pegar uma amostra do tecido do coração;
  • diagnosticar defeitos cardíacos presente desde o nascimento;
  • procurar problemas nas válvulas do coração.

Quando o cateterismo é contra indicado?

Para realização do cateterismo é  utilizado o contraste e algumas pessoas possuem alergia, neste caso é fundamental um preparo especial.

Além disso pacientes com função renal prejudicada pedem maior atenção na realização do cateterismo.  fora os casos citados não existe nenhuma contra indicação absoluta ao cateterismo.

 

Relacionado