Prefeitura de Osasco

A Casaviva, espaço cultural e ambiental, promove no dia 22 de junho (quinta-feira), às 19 horas, a performance artística “Ponto Cego” com o Grupo do Trecho. Em seguida, haverá debate sobre o Terrorismo de Estado do Estado de São Paulo, a partir do Sistema Carcerário. O evento é gratuito e aberto ao público em geral. A Casaviva está localizada na Avenida Maria Campos, 252, centro, Osasco.

Carolina Nóbrega e Nadia Recioli, do Grupo do Trecho, desenvolveram um processo de arte-ativismo através de duas etapas. A primeira, um processo artístico-pedagógico na Penitenciária Feminina de Santana com seis mulheres presas, Doralice de Oliveira Fonseca, Kelly dos Reis Santos, Lindasony Salgado Pereira, Tatiane Antunes, Valdelice Duarte Torres e Viviane Batista, que produziram materialidades visuais e imagéticas que resultaram no livro “Ponto Cego ou as vozes inaudíveis”.

A segunda, uma viagem de carro pelas 83 penitenciárias de Regime Fechado do Estado de São Paulo que resultaram na série de cartões postais “Ponto Cego ou não é permitido virar o rosto”, sendo que cada postal possui em sua frente a foto da fachada de cada penitenciária e um carimbo com a frase “Bem Vindo ao Estado de São Paulo” e no verso informações públicas sobre a penitenciária em questão.

Segundo organizações de direitos humanos, a população carcerária no Brasil tem um crescimento anual de 6%, o que equivale a 40 mil novos presos por ano. O encarceramento em massa não é Justiça.

Para Carlos Marx, coordenador da Casaviva, o evento será uma oportunidade de debater um tema importante para a sociedade. Ainda, haverá distribuição de livros e postais gratuitamente aos participantes.

Na oportunidade, ocorrerá o lançamento da Campanha “30 dia por Rafael Braga que pode ser seguido no #30DiasPorRafaelBraga ou no site www.30diasrafaelbraga.com.br/campanha.

INFORMAÇÕES
Telefone: 3684-0293
WhatsApp: 99832-8067
E-mail: [email protected]