Biografia Guaçu Piteri

Nascido na cidade de Pindorama – SP em 6 de abril de 1935, Antônio Guaçu Dinaer Piteri veio com sua família de imigrantes italianos para o então bairro Osasco, na década de 1940. Para ajudar no sustento e no custeio dos estudos de Guaçu, sua família instalou no Km 18 a Padaria do Povo e foi nesta época que ele começou a ser chamado de Guaçu. Neste estabelecimento, começou a gostar de política, pois lá aconteciam intensas discussões sobre o assunto. Nas horas vagas, gostava de jogar futebol, como goleiro, participava de times de várzea da cidade e atuou profissionalmente no XV de Piracicaba.

Mais tarde, entrou na ESALQ – Faculdade de Agronomia de Piracicaba da USP, onde foi presidente do Centro Acadêmico e formou-se engenheiro agrônomo. Quando era estudante, participou ativamente da campanha pela emancipação de Osasco.

Guaçu Piteri
Guaçu Piteri

Posteriormente, foi para os Estados Unidos para cursar mestrado em Sociologia Rural na Universidade de Cornell  e foi lá que conheceu sua esposa Graciela, mais conhecida como Chela.

Ao voltar para o Brasil, lutou ativamente por justiça social e pela democracia, durante os 21 anos da Ditadura Militar, e foi um dos principais fundadores do partido MDB. Em 1966, foi eleito para seu primeiro mandato como prefeito de Osasco, quando priorizou o saneamento, saúde e educação, pois como a cidade estava nascendo, precisava investir em sua infraestrutura.

Veja também  Biografia de Celso Giglio

Guaçu foi o grande responsável pela criação da Fundação Instituto Tecnológico de Osasco – FITO, pois estava preocupado com a educação dos jovens da cidade e com uma mão de obra qualificada para a expansão industrial que estava acontecendo, na época.

Com aprovação expressiva ao deixar a prefeitura, foi eleito deputado estadual e líder da bancada do MDB, na Assembleia Legislativa. Mais tarde, elegeu-se deputado federal, quando foi vice-líder da bancada nacional do partido e ficou conhecido como um dos maiores líderes políticos de São Paulo. Piteri foi eleito para prefeito de Osasco pela segunda vez, em 1976, quando teve um intenso diálogo com a população e atentou para as questões sociais. Também atuou como Diretor Administrativo do CEAGESP e Superintendente da Região Metropolitana da SABESP.

Guaçu Piteri é autor de dois livros: Sonhar é Preciso – Comunidade e Política nos Tempos da Ditadura (2008), que retrata fatos, sonhos e ilusões vividos durante o século XX e Blog do Guaçu Piteri – 5 Anos Sem Fronteiras (2014), ambos lançados pela Edifieo.

Hoje, Guaçu Piteri atua como professor no Centro Universitário FIEO e na FAC-FITO. Em 2010, recebeu o título de Cidadão Osasquense. É viúvo de Chela e tem 2 filhos: Laura e Cláudio, que lhe deram 4 netas: Mariana, Sofia, Gabrielle e Ana Clara.

Avaliação média: 4.6
Total de Votos: 17

Biografia Guaçu Piteri

2 comentários em “Biografia Guaçu Piteri

  • 28 de junho de 2016 em 04:47
    Permalink

    Pôxa gostei demais deste portal, é muito bom conhecer as biografia dos prefeito e saber um pouco mais a fundo assuntos históricos da cidade. Moro em Osasco e é uma Cidade que Amo demais viver por aqui. Não é a toa que moro nesta Cidade Maravilhosa a mais de 10 anos sem contar as indas e vindas. Mas claro sempre tem coisas a melhorar, aos poucos a cidade vai ficando cada vez melhor, e que bons prefeitos continue fazendo o melhor por nossa cidade. Inclusive gostei de conhecer um pouco mais do Ex-Prefeito e Deputado Guaçu Piteri.

  • 10 de outubro de 2018 em 20:28
    Permalink

    Quando conheci .e vi pela primeira vez .Guaçu Piteri .eu tinha 8 anos de idade .sou nascido em 58 .nao entendia nd de politica …mas eu prestava muita atençao nos discursos do Guaçu Piteri .na Vila Yolanda (osasco) e começou minha adimiraçao e respeito .por esse politico .sua garra .sua boa intençao e cumprimento .em favor do povo osasquense . Meu nome Joaquim Vieira Junior obrigado Guaçu Piteri .por td q vc fez por Osasco .grande abraço.

Fechado para comentários.