Prefeitura de Osasco

O prefeito de Osasco, Rogério Lins, esteve quinta-feira, 26/8, com Lucas Caldeira, 27 anos, beneficiário de programas socioassistenciais, como o Recomeçar, mantidos pela Secretaria de Assistência Social. Caldeira foi encaminhado ao mercado de trabalho e recém-contratado por uma das maiores redes de restaurantes com especialidade em frutos do mar do Brasil. O estabelecimento fica na região central da cidade.   

 

“Só tenho a agradecer as empresas sediadas em Osasco que nos ajudam a mudar vidas, acreditando no potencial e dando oportunidades”, disse o prefeito.  

 

Caldeira contou um pouco da sua trajetória e como os serviços integrados da prefeitura têm contribuído para oferecer a ele novas oportunidades de vida e transformação pessoal. 

 

“Meus pais se separaram muito cedo e passei a viver com meus avós. Tive contato com as drogas na adolescência e virei dependente. Enfrentei muitas dificuldades. Saí de casa, fiquei morando na rua, me envolvi em outros vícios. Tinha que fazer bicos para conseguir me alimentar. Vivi muitos anos em situação de vulnerabilidade social. Em 2018 conheci o Serviço de Acolhimento do Rochdale, que me ajudou a ter um lugar para dormir. Fiz muitos bicos, fui entregador, auxiliar de cabeleireiro. Como tinha ocupação fui encaminhado ao Acolhimento do Centro. Esse ano passei para o serviço de acolhida no Hotel Íbis, que tem parceria com a Secretaria de Assistência Social. Com a ajuda de assistentes sociais fui encaminhado ao programa Recomeçar e me encaminharam para esse meu novo emprego, onde estou há um mês. É muito bom saber que estou conseguindo melhorar minhas condições de vida e isso não seria possível sem a ajuda dos serviços oferecidos pela prefeitura”. 

 

O jovem conseguiu concluir o ensino médio, capacitou-se em design de sobrancelhas e implantação de cílios e deseja ter seu próprio negócio, um ateliê de cílios e sobrancelhas.   

 

Ele foi inserido no programa Bolsa Aluguel (da Secretaria de Habitação) e agora, com o novo emprego, está em busca de sua moradia. “É muito gratificante olhar para trás e ver tudo o que eu passei, todas as dificuldades que enfrentei e hoje poder estar recomeçando uma nova etapa na minha vida. Agradeço por toda a ajuda que recebi de várias pessoas”.