Prefeitura de Osasco

Neste primeiro bimestre do ano, a prefeitura de Barueri registrou queda de 37% no número de autuações de trânsito. No mesmo período de 2016, o Demutran registrou 12.310 multas, enquanto que, neste ano, foram apenas 7.720. A principal diferença está na mudança de postura dos agentes de trânsito da cidade.

“Apenas a última etapa é a efetiva autuação. Nessa filosofia de trabalho, os agentes estão aí para instruir os motoristas e não para multá-los”, explica Edson Orrin, coordenador de Trânsito.

Edson destaca ainda que o novo modelo de atuação não compactua com a impunidade. “Impunidade jamais. Tanto o motorista do nosso município, como os de fora têm correspondido nas orientações e é justamente por isso que diminui o número de autuações, mas obviamente aqueles que não cumprem essas orientações são devidamente autuados”, alerta Orrin.

Foto: Renato Vereda / Secom-Barueri

Desde o início do ano, o comportamento operacional dos agentes de trânsito tem sido multado em três aspectos: Postura profissional séria e responsável (não brava ou retraída) para inibir o condutor em possíveis ações irregulares; conduta educada para conquistar o respeito do motorista; e a iniciativa profissional, que demonstra responsabilidade, por meio de resposta rápida e tomada de decisão imediata em eventos adversos.

Barueri conta hoje com 147 agentes de trânsito e 52 viaturas em sua frota.