Prefeitura de Osasco

O que é mioma uterino? Conheça os sintomas e tratamentos – Você já ouviu falar em mioma uterino? Pois é, este é um tumor benigno que atinge cerca de 50% das mulheres durante o período fértil, e hoje vamos falar um pouco mais sobre isso, os sintomas, os tratamentos, tudo para que você identifique e trate da melhor forma possível.

Como já dissemos anteriormente ver um mioma uterino é um tumor benigno, e é uma das anomalias mais comuns que se desenvolvem em mulheres adultas . esses nódulos aparecem na região do útero através de um processo de multiplicação celular, porém Vale ressaltar que, o tamanho dos miomas, a quantidade e também a sua localização exata varia de acordo com o seu organismo.

O que são miomas uterinos?

Em sua grande maioria, os miomas são inofensivos, as chances de se tornar em algo maligno são baixíssimas, e este tipo de mioma só existe um tratamento, quando acaba causando algum incômodo ou dor para a mulher.

Os miomas acabam surgindo quando crescem demais, causando assim um incômodo e automaticamente atrapalhando a qualidade de vida da mesma . em alguns casos específicos os miomas podem pressionar o útero e provocar inchaço na região abdominal e, podemos ser até mesmo confundido com excesso de peso. Em alguns casos mais graves, é possível que o mioma provoque um quadro forte de anemia e também pode acabar prejudicando a fertilidade da mulher.

Grupo de risco de desenvolver mioma uterino

Quando falamos quem tem mais chance de desenvolver um mioma, fica um pouco complicado, já que pelo menos metade das mulheres na fase adulta possui miomas no útero, mesmo que, alguns miomas sejam tão pequenos que sejam insignificantes para o corpo ou para a saúde feminina. Porém existe sim um grupo especifico que tem mais chances de desenvolver o mioma, esse grupo seria:

  • Pessoas com problemas de obesidade;
  • Mulheres negras;
  • Pessoas com histórico familiar de miomas.

Sintomas do Mioma uterino

Os sintomas geralmente são bem parecidos com o período pré menstrual de uma mulher, porém, é necessário a realização de exames para verificar se existe realmente um mioma. Os principais sintomas do mioma são:

  • Aumento do fluxo sanguíneo na menstruação,
  • Fortes dores abdominais que podem ser confundidas com cólicas,
  • Intestino funcionando de forma irregular,
  • Desconforto nas atividades sexuais, sangramento em período não menstrual.

Como já dissemos antes muitas mulheres podem ter ciúmes miomas, porém muitas não demonstram nenhum sintoma, já que na maioria dos casos é normal que os miomas se formam com pouca quantidade, com um pequeno tamanho, não crescendo o suficiente acabou não causando nenhum incômodo e não prejudicam a saúde da mulher.