Prefeitura de Osasco

Entre os dias 23 e 27 de março, semana de início da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, a Prefeitura de Osasco imunizou mais de 43 mil pessoas, entre idosos e profissionais da área da saúde, público-alvo desta etapa da campanha. A vacina contra a influenza não protege contra o coronavírus. O Ministério da Saúde decidiu antecipá-la como estratégia para diminuir a quantidade de pessoas com gripe nesse inverno.

Neste ano, com o objetivo de minimizar a exposição dos idosos devido o COVID-19, além da vacinação em 29 UBSs e no Centro de Apoio ao Idoso, a administração municipal decidiu adotar também o sistema drive thru, que funcionou em três locais estratégicos: Fito zona Norte, Fito zona Sul e no estacionamento da Prefeitura.

Entre segunda, 30/3, e quarta-feira, 1/4, a vacinação contra a gripe foi dirigida aos profissionais da saúde, que estão na linha de frente no combate ao coronavírus. Na quinta-feira, 2/4, a vacinação para idosos será retomada. 

Vale ressaltar que as doses das vacinas são enviadas pelo Ministério da Saúde e o governo do Estado faz distribuição aos municípios, que são responsáveis por fazerem a aplicação.