Prefeitura de Osasco

4 remédios caseiros para candidíase – Funciona mesmo! – Considerado uma infecção causada por fungos, a candidíase sequentemente afeta a vagina, porém pode também aparecer em locais como boca, garganta, pênis, pele, unhas e até mesmo no sangue.

Devemos ressaltar que a Candida albicans é um fungo que existe naturalmente em nosso corpo e não causa nenhum tipo de prejuízo ou problema. Porém existem algumas situações que podem favorecer o desenvolvimento em excesso desse organismo, levando assim ao surgimento da candidíase.

Causas da candidíase – 4 remédios caseiros para candidíase – Funciona mesmo!

A queda na imunidade é um dos fatores de risco para o aparecimento da candidíase, principalmente em gestantes e em pessoas diabéticas.

Além disso, pessoas que estão utilizando antibiótico, pessoas que estão sofrendo por picos de estresse, ou que utilizam por longos períodos roupas íntimas úmidas e que impedem a ventilação podem fazer com que a candidíase se desenvolva.

Devemos ressaltar também, que mesmo a candidíase sendo transmitida através de relações sexuais desprotegidas, ela não é considerada uma DST.

Remédio caseiro para candidíase

Existe uma infinidade de receitas que prometem aliviar os sintomas, aliviar a coceira incomoda e acabar de vez com a candidíase, porém o recomendado é procurar um médico para verificar realmente o causador e realizar o tratamento baseado nisso.

Os remédios caseiros podem ser utilizados para complemento da medicação.

Iogurte natural para candidíase

Na composição do iogurte natural contém lactobacilos que vão auxiliar a requebrar a flora vaginal, por isso ele pode ser de grande auxílio no tratamento para candidíase.

Com auxílio de uma seringa sem agulha, aplique o iogurte natural dentro da vagina duas vezes ao dia durante 3 dias. Para evitar que ele vaza e escova para sua calcinha utilize um absorvente ou um protetor diário.

Banho de assento com camomila

A camomila é conhecida pelo seu efeito calmante e anti-inflamatório, e neste caso vai auxiliar a aliviar a irritação e também a coceira causada pela candidíase vaginal.

Para fazer esse banho de assento, coloque 3 colheres de sopa de camomila seca em uma bacia e adicione um litro de água quente.

Verifique a temperatura da água que está agradável e sente-se sobre a bacia durante 5 minutos.

Este processo pode ser feito duas vezes ao dia.

Banho de assento com vinagre de maçã para candidíase

Com propriedades anti-sépticas, o vinagre de maçã ajuda a combater os microrganismos causadores da candidíase, além de contribuir para o reequilíbrio do PH vaginal.4 remédios caseiros para candidíase - Funciona mesmo!

Misture meia xícara de vinagre de maçã com água morna em uma bacia, e sente-se sobre ela por 5 minutos. Este procedimento pode ser realizado de duas a três vezes ao dia até o alívio completo dos sintomas. 

Bicarbonato de sódio para candidíase

O bicarbonato de sódio pode ser utilizado para o combate da candidíase, de uma forma simples e eficaz pode auxiliar e muito no alívio dos sintomas.

Para tratar a candidíase coloque 50 g de bicarbonato para um litro de água em uma bacia, sente e permaneça nessa posição por aproximadamente 15 minutos.

Esse tratamento para candidíase deve ser feito uma vez por dia durante uma semana.