Prefeitura de Osasco

Na segunda-feira, 23/3, no primeiro dia da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, a Prefeitura de Osasco imunizou mais de 21.500 pessoas, entre idosos e profissionais da saúde, público-alvo desta etapa, conforme estabelecido pelo Ministério da Saúde.

Neste ano, por conta do plano de contingenciamento para controle de disseminação do Covid-19 no município, a vacinação é realizada em 29 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e no Centro de Apoio ao Idoso, no Km 18.

Além disso, a Administração Municipal implantou uma espécie de “drive thru da vacinação” no estacionamento da Prefeitura, onde mais de 1.300 pessoas passaram e receberam as doses. 

As UBSs da Vila dos Remédios, do Jardim Aliança, do Portal D’Oeste, Quitaúna, da Vila da Justiça/Conceição e do Novo Osasco não integram a campanha, pois realizam atendimento exclusivo aos casos suspeitos de coronavírus.

É importante salientar que a vacina contra a influenza não protege contra o coronavírus. O Ministério da Saúde decidiu antecipá-la como estratégia para diminuir a quantidade de pessoas com gripe nesse inverno. 

  Por conta da alta demanda, as 21.500 doses acabaram no primeiro dia da campanha. Na quinta-feira, 26/3, o município deve receber um novo lote do governo do Estado, que é quem faz a distribuição das vacinas para os municípios. Com isso, a Prefeitura dará andamento às imunizações dos idosos e profissionais da saúde até o fim desta etapa.