Prefeitura de Osasco

Zika vírus: sintomas e tratamentos – Transmitido pelo mosquito aedes aegypti, o Zika vírus teve sua primeira aparição registrada no ano de 1947, porém os primeiros casos somente foram registrados no ano de 1954. No Brasil este vírus só foi encontrado no ano de 2015 no Rio Grande do Norte e também da Bahia.

Acompanha aqui neste artigo mais informações sobre os sintomas e tratamento do Zika vírus, como diagnosticar o mesmo, Como é feito sua transmissão e tudo mais o que você precisa saber sobre este vírus.

Transmissão do Zika vírus

A principal forma de contágio do  Zika vírus é através da picada do mosquito que, após ele se alimentar com sangue de alguma pessoa contaminada, ele passa ter durante toda sua vida Zika vírus em seu organismo, automaticamente transmitindo para outras pessoas.

Vale ressaltar que o aedes aegypti se procria como a velocidade é muito grande e tem uma vida de mais ou menos 45 dias.Zika vírus: sintomas e tratamentos

Um fator importante de se dizer é que a transmissão do Zika vírus dificilmente acontece em temperaturas abaixo de 16 graus,  sendo que a temperatura propícia para a sua transmissão varia de 30 graus 32 graus, por isso mesmo a grande incidência de casos do Zika vírus em países tropicais e subtropicais.

Sintomas do Zika vírus

Quando falamos dos sintomas do Zika vírus,  devemos dizer que eles se confundem com os sintomas da dengue, e podem ser identificados de 3 a 12 dias após a picada do mosquito.

Cerca de 80% das pessoas que são infectadas pelo zika vírus não desenvolvem nenhum tipo de sintoma,  porém os outros 20% podem desenvolver o seguinte sintomas:

  • Febre baixa (entre 37,8° e 38,5°C)
  • Dor nas articulações (artralgia), mais frequentemente nas articulações das mãos e pés, com possível inchaço
  • Dor muscular (mialgia)
  • Dor de cabeça e atrás dos olhos
  • Erupções cutâneas (exantemas), acompanhadas de coceira. Podem afetar o rosto, o tronco e alcançar membros periféricos, como mãos e pés
  • Conjuntivite: um quadro de vermelhidão e inchaço nos olhos, mas em que não ocorre secreção.
  • Existem alguns casos em que podem ocorrer sintomas mais raros, sendo eles:
  • Dor abdominal
  • Diarreia
  • Constipação
  • Fotofobia
  • Pequenas úlceras na mucosa oral.

Todos os sintomas do Zika vírus costumam durar de dois a sete dias, porém em alguns casos as dores nas articulações podem persistir por pelo menos um mês. 

Diagnóstico Zika vírus

O diagnóstico da infecção pelo Zika vírus é feito através de exames e também de sintomas em que o médico irá avaliar.

Quando falamos em exames laboratoriais o médico provavelmente irá solicitar o exame de isolamento viral, rt-pcr, e também a sorologia.

Além disso o médico irá verificar os sintomas presentes, realizar uma avaliação física e também perguntar para o portador sobre com ele tem se comportado nos últimos períodos.

Zika vírus: sintomas e tratamentos

Quando falamos em tratamento para Zika vírus devemos ressaltar que ele é sintomático, ou seja não existe um tratamento específico para a doença apenas um tratamento para o alívio dos principais sintomas.

Em sua grande maioria é recomendada a utilização de medicamentos como paracetamol e também a dipirona que vão aliviar os sintomas de dor e febre, Além disso é recomendado que o paciente consuma bastante água e mantenha uma alimentação saudável.