Prefeitura de Osasco

A organização sem fins lucrativos Electronic Frontier Foundation (EFF) elaborou um ranking de proteção de dados contra o governo. O aplicativo WhatsApp foi o pior avaliado, ficando empatado com a operadora americana AT&T. O documento indica que a empresa (WhatsApp) compartilha dados dos seus usuários com o governo sempre que exista uma solicitação oficial, mas os usuários não são avisados sobre isso.

Para elaborar o relatório “Who has your back?” – Quem te dá cobertura? em tradução livre – a EFF levou em consideração alguns critérios. Nesta semana os critérios foram revelados, são eles:

– As empresas são abertas quanto às politicas de retenção de dados?

– Os usuários são informados sobre demandas do governo?

– As companhias seguem boas práticas de segurança?

– Há divulgação quando um órgão governamental faz uma solicitação de repasse de dados?

– As “backdoors” são rejeitadas por padrão?

WhatsApp falhou em quase todos os quesitos.
WhatsApp falhou em quase todos os quesitos.

Dentre todos os critérios mencionados acima o WhatsApp falhou em todos, com exceção do ultimo, pois o WhatsApp assim como o Facebook rejeita “backdoors” que nada mais são do que falhas propositais informadas a agentes do governo para que exista livre acesso aos dados dos usuários.

O Facebook, dono do aplicativo WhatsApp, se saiu muito melhor do que o aplicativo de mensagens, na avaliação a rede social criada por Mark Zuckerberg obteve quatro estrelas no ranking, falhando apenas no quesito “compartilhamento de solicitações de dados do governo”.

 O relatório ainda mostra que se atender alguns pontos cruciais o aplicativo WhatsApp poderá melhorar sua nota no ranking que será revelado no próximo ano, entre os pontos cruciais estão o compartilhamento de dados.

A Adobe, Apple, Credo Mobile, Dropbox, Wikimedia, WordPress e Yahoo obtiveram as melhores avaliações e foram classificadas com 5 estrelas pela EFF, acompanhe abaixo as notas, quesitos e desempenho das empresas avaliadas.

Whatsapp foi pior avaliado pela EFF (Imagem: Divulgação/EFF)
Whatsapp foi pior avaliado pela EFF (Imagem: Divulgação/EFF)