Prefeitura de Osasco

Atualmente, a cidade de Osasco tem 21 parlamentares, 21 cadeiras na Câmara Municipal. Porém, este número pode aumentar. Existem projetos que estão sendo realizados para que esse número passe a ser de 27 cadeiras disponíveis.

Esta emenda foi aprovada no ano de 2009, porém, foi ignorada. Agora, ela ganha força e pode ser aprovada com apenas 14 votos.

Porém, esta luta para o aumento de cadeiras ainda tem alguns obstáculos, como a briga com o legislativo.

O grande problema é que a PEC permitiu o aumento do número de vereadores, porém, manteve o limite no repasse de verbas. Neste caso, os vereadores devem aprovar sim o aumento, mas para 25 vereadores e não para o teto, de 27 vereadores.

Câmara de Vereadores de Osasco (Imagem: Visão Oeste)
Câmara de Vereadores de Osasco (Imagem: Visão Oeste)

Alguns vereadores já deram sua opinião contra este aumento de cadeiras, entre eles, Toniolo, que além de argumentar que a Câmara não tem espaço físico para isso, acredita também que a cidade de Osasco já esta bem representada, com seus 21 parlamentares.

Já para Aluísio Pinheiro, o aumento tem que ocorrer, já que Osasco, com 700 mil habitantes, tem o mesmo número de vereadores de Barueri, com quase 300 mil habitantes.