Prefeitura de Osasco

Vereador de Carapicuíba, Zé Amiguinho (PDT) protocolou nesta semana na Câmara Municipal, projeto de lei que torna obrigatória a inclusão do ensino de música na grade curricular das escolas administradas pela prefeitura. A proposta está em fase inicial de tramitação, mas deve ser votada ao longo de 2018. Autor da matéria, Amiguinho afirma que a intenção inicial não é formar músicos, mas sim desenvolver, dentre outras coisas, a criatividade dos alunos.

“O objetivo desta lei não é formar músicos profissionais, embora isso também possa acontecer, mas desenvolver a criatividade, a sensibilidade e a integração dos alunos. O ensino de música acrescentará vivência cultural às nossas crianças e adolescentes”, explicou o parlamentar.

De acordo com o projeto, o ensino de música passará a compor a grade da disciplina de Educação Artística ou Artes, nas escolas municipais de ensino médio e fundamental. O PL tem como metas “contribuir para a formação integral da criança e do adolescente; desenvolver habilidades musicais básicas, tanto na parte teórica quanto prática, adaptando-se o nível de dificuldade à idade e capacidade individual de cada aluno; e levar à criança e adolescente o conhecimento sobre noções de história da música e seus diferentes gêneros”.

Para atender as especificações do projeto e ao mesmo tempo não ampliar os gastos da prefeitura, a proposta apresentada por Amiguinho permite que as aulas de música sejam ministradas em um único dia, agrupando as salas de cada escola.

“A educação musical poderá representar, em nossas escolas, um grande salto de qualidade rumo a uma educação de qualidade, colaborando para o desenvolvimento mental do aluno, saúde física e elevando sua autoestima”, concluiu o vereador.

(New Times Comunicação)