Prefeitura de Osasco

Conversamos como Euds Ricardo Consoli Polito, diretor da TV Cidade, personalidade na cidade de Osasco e que acaba de ser anunciado como Secretário de Comunicação de Araçariguama, a bela cidade com aproximadamente 20 mil habitantes situada na região metropolitana de Sorocaba.

ON: Euds, você acaba de ser anunciado secretário de comunicação em Araçariguama. Sabemos que esteve envolvido diretamente na campanha da Lili Aymar. Como recebeu a notícia e o convite?
Euds: Eu sou amigo do Aymar e da Lili, já há algum tempo, sou morador de Araçariguama. Me envolvi com a campanha principalmente depois da bandeira levantada contra o lixão de Araçariguama. Ele esteve na TV Cidade, que dirijo atualmente, para fazer as denúncias. Desta forma, me engajei nesta campanha. A partir daí uma coisa levou a outra. Fiquei muito feliz com o convite que me foi feito após a vitória da Lili. Fui parabenizá-los pela vitória e a prefeita eleita me propôs esse desafio. De pronto aceitei e disse que estaria à disposição, independente do cargo oferecido.

ON: Quais serão os desafios que terá à frente da pasta nos próximos quatro anos?
Euds: Os desafios de uma cidade como Araçariguama, em termos de fazer comunicação para a própria cidade, acredito que não sejam complicados, pois se trata de uma cidade onde as pessoas se conhecem, uma cidade tipicamente do interior, onde as coisas se propagam com enorme facilidade. O maior desafio é manter essa proximidade com a população, que sabemos que a gestão pública se afasta, não é o caso da família Aymar, a Lili é uma pessoa doce, mas ao mesmo tempo é muito sistemática e perfeccionista, então o maior desafio é transmitir a filosofia da prefeita. Também destaco sua humildade. Já conversamos e temos definido que não faremos uma comunicação personalista, tentaremos fazer uma comunicação da cidade. Os nomes da prefeita e dos secretários devem aparecer pelas coisas boas que eles fizerem.
Já tenho muitos amigos na comunicação, em diversos segmentos, seja rádio, televisão e jornais, principalmente na
Associação Metropolitana de Comunicação, presidida pelo meu amigo Mauro Sergio que já se colocou à disposição para transformarmos Araçariguama em um grande celeiro de notícias da região.

Euds Ricardo, em entrevista para RCTV Interativa
Euds Ricardo, em entrevista para RCTV Interativa

ON: Araçariguama é uma cidade pequena com enorme potencial de expansão na comunicação. Quanto sua experiência em uma cidade como Osasco poderá influenciar na tomada de decisão e ações desenvolvidas em Araçariguama?
Euds: Araçariguama realmente é uma pequena cidade, com uma população pequena se compararmos com outras cidades da região, mas é uma cidade ousada e que terá gestores ousados.
Já temos falado de coisas bem dinâmicas que vão surpreender e inovar e esperamos que sejam multiplicada pelas cidades da região. Não teremos uma gestão acanhada, tem muita coisa bacana pra acontecer. Na comunicação iremos seguir a mesma linha, integrando a imprensa escrita, falada, televisiva e a internet.
Devemos criar projetos bem bacanas de comunicação permanente. Inclusive temos acordado que a imprensa será convidada para atos como licitações, algo inovador.
Teremos uma sala na própria prefeitura para que a imprensa utilize.
É importante frisar que vamos utilizar ao máximo nosso relacionamento com os amigos, alguns serão secretários em outras cidades e queremos trocar muita experiência e informação, copiando o que é bom em outras cidades e esperamos também que sejamos copiados. Os profissionais de comunicação e secretários da região tem muitas figurinhas para trocar em prol da região.

Desejamos boa sorte ao amigo Euds em seu novo desafio.