Prefeitura de Osasco

Usar descongestionante nasal em excesso faz mal à saúde? – Considerado comum, a obstrução nasal aparece com muita frequência na população mundial, podendo ser causada por diversos motivos diferenciados. O famoso nariz entupido pode atingir pessoas de todas as idades, por isso mesmo, hoje vamos falar um pouco mais sobre a possibilidade de usar descongestionante nasal em excesso faz mal à saúde?

Podemos citar como as principais causas de dificuldade de respiração a rinite alérgica, desvios do septo nasal, pólipos nas cavidades nasais e aumento do tecido adenoideano e diversos outros.

Podendo ser um problema constante, muitas pessoas acabam utilizando o descongestionante nasal como fonte de alivio pra esse sintoma que tanto incomoda a todos.

O descongestionante nasal vicia?

Com a utilização do mesmo, pode existir sim uma dependência médica e por isso mesmo, é fundamental utilizar cada vez uma maior quantidade de medicamento para obter os mesmos efeitos.Usar descongestionante nasal em excesso faz mal à saúde?

Além de problemas nasais, o descongestionante nasal pode causar problemas sistêmicos, que ocorre devido ao uso em excesso, já que os vasos da mucosa nasal absorvem grande quantidade de medicação.

Usar descongestionante nasal em excesso faz mal à saúde?

É fundamental saber a hora de utilizar o descongestionante nasal, isso vai evitar maiores problemas e ate mesmo o vício com o medicamento.

É importante saber que o descongestionante nasal deve ser utilizado em casos de obstrução nasal aguda, decorrentes de resfriados ou crise alérgica. Já nos casos de obstrução nasal por desvio de septo ou poluição, o descongestionante nasal não tem grande eficácia e seu uso seria contraindicado.

Um dos efeitos colaterais do uso de descongestionantes nasais é o aumento dos batimentos cardíacos, pois esse medicamento afeta diretamente ao sistema cardiovascular, por isso mesmo é fundamental procurar um médico especialista antes de utilizar o medicamento com frequência.