Prefeitura de Osasco

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Unemat, Universidade do Estado de Mato Grosso, divulgou três editais, que visam o preenchimento de um total de 98 vagas de bolsas de iniciação científica para estudantes da instituição. Os professores orientadores irão realizar inscrições até o dia 15 de julho.

O total de 98 bolsas estão divididos nos três editais: Edital Pibic/CNPq-AF nº 002/2015 tem um total de 10 bolsas, a serem oferecidas para alunos de ações afirmativas; o Edital Pibic/CNPq nº 003/2015 oferece 38 bolsas de ampla concorrência; e o Edital Probic/Unemat nº004/2015 conta com 50 bolsas de ampla concorrência. Além disso, há ainda a formação de cadastro de reserva.

Unemat oferece 98 bolsas em Iniciação Científica (Divulgação/Unemat)
Unemat oferece 98 bolsas em Iniciação Científica (Divulgação/Unemat)

As inscrições para os interessados em participar da seletiva e avaliações devem ser feitas com os professores orientadores, que por sua vez, irão enviar as avaliações neste link. O processo é seguro e totalmente automatizado, garantindo maior agilidade no processo de inscrições.

Já os professores que tem interesse em ter bolsas de iniciação científica, devem ter titulação mínima de mestrado ou doutorado, estar cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), além de pertencer ao quadro de pesquisadores docentes com projetos de pesquisa devidamente institucionalizados junto à Supervisão de Acompanhamento de Projetos de Pesquisa. No edital, é possível ter acesso a outras exigências.

Maiores informações sobre o tema poderão ser encontradas diretamente na Diretoria de Gestão de Iniciação Científica da PRPPG, na Sede Administrativa da Unemat ou pelos telefones (65) 3221-0044 e (65) 3221-0040.

Os programas de iniciação científica são voltados para os alunos da graduação e configuram-se em ações de incentivo à formação de novos pesquisadores. Para conhecer os editais, acesse a página da PRPGG. O período de vigência das bolsas será de um ano, com uma carga horária de 20 horas semanais. O resultado da seleção deve ser divulgado a partir do dia 18 de julho de 2015.