Prefeitura de Osasco

A coceira vaginal pode ocorrer por diversos motivos porém o principal motivo que leva a este grande incômodo é causado pela candidíase. E pensando em uma forma de aliviar os sintomas e manter este incômodo longe,  separamos aqui dois tratamentos caseiros para coceira vaginal que vão ótimas formas de aliviar os sintomas e fazer com que o incômodo desapareça.

Tratamento caseiro para coceira vaginal

Independente do motivo que levou a ter a coceira vaginal, é fundamental  procurar um médico ginecologista para verificar o motivo do seu incômodo, somente o médico está totalmente capacitado para indicar os melhores tratamentos e medicamentos, aqui sugerimos apenas tratamentos complementares.

Chá de ervas contra coceira na vagina

Uma ótima opção de tratamento caseiro para diminuir a coceira vaginal é através de um chá de ervas, Mas neste caso, o chá irá ser utilizado para realizar uma limpeza na região íntima, repetindo o processo pelo menos duas vezes ao dia.

Para fazer este chá contra coceira vaginal você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 375 ml de água
  • 2 colheres (de chá) de tomilho seco
  • 1 colher (de chá) de alecrim seco
  • 1 colher (de chá) de sálvia seca

Basta ferver a água e adicionar as ervas, deixando descansar por aproximadamente 20 minutos. Coe a infusão e utilize a solução para limpar a região íntima pelo menos duas vezes ao dia.

Chá de uva-ursina para coceira na vagina

Outra opção para tratar a coceira vaginal é através do chá de uva ursina, e neste caso você deve fazer um banho de assento e também consumir o chá.

Esta planta medicinal é uma ótima opção pois possui propriedades que vão diminuir a proliferação das bactérias na região. Para fazer o chá e também o banho de assento Você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 1 xícara de água fervente
  • 2 colheres (de chá) de folhas secas de uva-ursina

Depois de ferver a água adicione as ervas e de repouso por aproximadamente 10 minutos,  consuma o chá de 3 A 4 vezes por dia.

No caso do banho de assento é aconselhado utilizar pelo menos quatro colheres de chá das folhas secas para cada um litro de água.

Informação importante sobre o tratamento caseiro para coceira vaginal

Com o surgimento de qualquer tipo de doença, ferimento ou sintoma, é fundamental procurar um médico para verificar as reais necessidades de medicamentos e tratamentos. Aqui, fornecemos apenas algumas ideias e sugestões de tratamentos caseiros que podem ser aliados a medicamentos e tratamentos receitados por especialistas.