Prefeitura de Osasco

Tipos de parto normal e qual escolher – A gravidez toda de uma mulher é um momento com muitas descobertas, muitas novidades, porém, também é cercada de muitos medos e muitos receios, e um deles, é com relação ao parto, qual tipo de parto escolher, qual o nível de dor de cada um, e diversos outros receios que fazem parte deste momento da vida de uma mulher.

Tipos de parto normal e qual escolher – O que é o parto normal?

O parto normal é o mais tradicional, é aquele feito habitualmente nas maternidades e por parteiras. Esse parto ocorre quando ocorre a dilatação com contrações, que significa, em sua grande maioria, que o bebe ja está pronto para nascer.

Parto normal é igual a parto humanizado?

Uma duvida muito comum é com relação ao parto normal e o parto humanizado,  porém, devemos dizer que, um parto normal não necessariamente é um parto humanizado, ja que pode ser utilizado procedimentos que são desnecessários em um parto humanizado.

Como por exemplo, tricotomia, uso de sonda para esvaziar a bexiga, jejum de pelo menos 6 horas, lavagem intestinal antes do parto, utilização mais liberal de medicamentos (analgésicos, anestésicos, sedativos, ocitócicos para estimular as contrações uterinas), toques vaginais frequentes, rotura artificial antecipada da bolsa, episiotomia (corte no períneo), entre outros.

Como é o parto normal?

O trabalho de parto é um processo progressivo, que depende das contrações uterinas que vão fazer com que ocorra a dilatação do colo do útero, facilitando a descida do feto pela canal do parto.Tipos de parto normal e qual escolher

Logo no inicio, as contrações são menos frequentes, irregulares, bem menos intensas e com uma duração menor, além disso, elas vem acompanhadas de leves dores ou desconforto na região lombar.

O processo de dilatação do colo do útero vai ocorrendo aos poucos, podendo ter uma duração de 12 a 20 horas. Esse processo vai ocorrendo ate a dilatação total que tem de ser de 10 cm.

Parto normal dói muito?

A sensibilidade a dor é muito relativo, cada mulher tem seu nível de dor, em casos de muita dor e sensibilidade, pode ser necessário a utilização de anestesia local para o alivio da dor e conforto da mulher.

Benefícios do parto normal

Os benefícios do parto normal são bem variados, além de proporcionar para a mulher uma vivência com mais intensidade da experiência de ter um filho. Porém, entre os principais benefícios do parto normal, podemos citar:

Perder menos sangue comparado a uma cesárea;

Evita complicações como  hemorragias, infecção puerperal, lesões de órgãos adjacentes (bexiga, intestino, etc.) e dores pós operatórias;

Previne a trombose;

Utilização de menos medicamentos na hora do parto.;

Evita cicatrizes;

Reduz o risco de morte;

Recuperação mais rápida do corpo.