Prefeitura de Osasco

Tipos de diabetes: como identificar cada tipoConsiderando uma síndrome metabólica que acontece pela falta de insulina ou pela incapacidade da insulina exercer as suas funções, a diabetes é uma condição muito comum e causa um aumento na glicose presente no sangue.

Muito se ouve falar sobre diabetes, porém Muitas pessoas não sabem o motivo que ela ocorre, seus tratamentos, e como conviver com uma pessoa portadora da diabetes.

O que é diabetes?

Como dissemos anteriormente é uma síndrome metabólica e acontece por que o pâncreas não é capaz de produzir a insulina em quantidade suficiente para o organismo, ou também por quê esse hormônio não consegue agir de forma adequada.Tipos de diabetes: como identificar cada tipo

Manda umas organismo a insulina promove a redução da glicemia ao permitir que o açúcar que está em nosso sangue possa penetrar dentro das células, sendo assim utilizado como fonte de energia. E nos casos onde existe a falta desse hormônio ou que ele não consegue agir corretamente haverá um aumento da glicose, resultando assim na diabetes.

Tipos de diabetes

Existem diversos tipos de Diabetes,Sendo assim vamos dividir lá para ficar mais fácil a compreensão:

A pré-diabetes é quando o paciente ele tem um alto potencial para desenvolver doença, ou seja é considerado um estado intermediário entre saudável e o tipo de diabetes 2.

diabetes tipo 1 é quando o pâncreas perde a capacidade de produzir a insulina em decorrência de um defeito no sistema imunológico, fazendo com quem nossos anticorpos atacam as células que produzem esse hormônio, esse tipo de diabete ocorre em cerca de 5 a 10% dos pacientes.

No caso da diabetes tipo 2 ela é uma consequência de dois fatores importantes,  a diminuição da secreção da insulina e também um defeito em sua ação no nosso organismo, conhecido como Resistência à insulina. A diabetes tipo 2 pode ser tratada com medicamentos orais ou até mesmo injetáveis, porém com o passar do tempo pode ocorrer o agravamento da doença, esse tipo de diabetes ocorre em cerca de 90% dos pacientes com a doença.

Existe também a diabetes gestacional o que é quando ocorre um aumento da resistência à ação da insulina na gestação, levando assim o aumento dos níveis de glicose no sangue podendo ou não persistir no pós-parto. Diferente das outras A diabete gestacional até o momento não tem uma causa exata conhecida. porém envolve mecanismos relacionados a resistência à insulina 

Diabetes é contagioso?

Devemos ressaltar as informação, a diabetes não se passa de pessoa para pessoa. O que acontece aqui no tipo 1 diabetes existe uma propensão genética para se ter a doença em uma transmissão comum, o que pode acontecer por exemplo, é diamante de diabetes e os filhos a serem totalmente saudáveis.

No caso da diabetes tipo 2 Tem uma função multifatorial, que a consequência de péssimos hábitos como obesidade e também sedentarismo que podem ser adotados pela família toda, sendo assim uma explicação para que todas as pessoas próximas tem uma doença.