Tabagismo: sintomas e tratamentos – Para a OMS o tabagismo é a principal causa de morte evitável em todo o mundo. Segundo a Organização Mundial da Saúde estima-se que 40% da população mundial adulta, que seria em torno de 2,8 bilhões de pessoas são fumantes.
Em outros números podemos dizer que 47% de toda a população mundial masculina e 12% de toda a população mundial feminina fumam.
Continuando há situações em números podemos dizer que as mortes devido ao uso de tabaco atingiu cerca de 4,9 milhões por ano, em outros números podemos dizer que corresponde a 10000 mortes por dia em todo o mundo.
A nicotina é o principal fator de dependência do tabagismo, Além disso o cigarro também causa uma dependência comportamental que está ligada a rotina associada ao uso do tabaco criado pelo fumante.
Conforme é inalada a nicotina acaba se ligando aos receptores cerebrais localizados no sistema de recompensa cerebral, liberando a dopamina, trazendo assim a sensação de prazer, satisfação, melhora da atenção, aprendizado e também da memória.
Todos os efeitos da nicotina acaba um desaparecendo ou diminuindo após poucas horas de seu consumo, dando espaço para o aparecimento da síndrome da abstinência, ou seja, é oferecida a sensação que se eu fumo me sinto bem Se não formos me sinto mal .
Existem alguns sintomas do tabagismo que são cruciais para detectar a dependência química do mesmo, sendo os principais sintomas:
tolerância definida por um dos dois aspectos, uma necessidade de quantidades progressivamente maiores da substância e a acentuada redução do efeito de acordo com o uso contínuo
alguns sintomas que surgem com a sua interrupção ou acentuada redução do consumo de nicotina, sendo elas, irritabilidade, inquietude, depressão, insônia, agitação, ansiedade, fome, falta de concentração, alteração de humor, queda de frequência cardíaca, aumento do apetite, aumento de peso.
Todas as pessoas que ficam dentes da nicotina entram na categoria de uma droga bastante poderosa, já que ela atua diretamente no sistema nervoso central, assim como a cocaína, a heroína e também o álcool .
Diferente de outras drogas, o tabaco chega ao cérebro em apenas 7 Segundos, Por isso mesmo que é normal para que eles que param de fumar que os primeiros dias sem o cigarro sejam os mais difíceis, porém com o decorrer dos dias essas dificuldades tendem a ser menores.
As estatísticas revelam que os fumantes comparados aos não fumantes apresentam um risco
10 vezes maior de adoecer de câncer de pulmão
5 vezes maior de sofrer infarto
5 vezes maior de sofrer de bronquite crônica e enfisema pulmonar
2 vezes maior de sofrer derrame cerebral.
Se parar de fumar agora…
após 20 minutos sua pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal, após 2 horas não há mais nicotina no seu sangue
após 8 horas o nível de oxigênio no sangue se normaliza
após 2 dias seu olfato já percebe melhor os cheiros e seu paladar já degusta a comida melhor
após 3 semanas a respiração fica mais fácil e a circulação sanguínea melhora
após 10 anos o risco de sofrer infarto do coração será igual ao de quem nunca fumou, e o risco de desenvolver câncer de pulmão cai à metade
após 20 anos o risco de desenvolver câncer de pulmão será quase igual ao de quem nunca fumou.
Homem é preso após agredir companheira e cortar seu cabelo com faca Na manhã de…
Em alusão ao Maio Amarelo, que este ano teve as atividades antecipadas e conta com…
Na tarde desta terça-feira (22), a Polícia Militar prendeu um homem suspeito de envolvimento em…
A Prefeitura de Santana de Parnaíba lançou um novo concurso público com 49 vagas…
Na madrugada deste sábado (19), a ROMU da GCM de Osasco prendeu dois indivíduos por…
Na quarta-feira, 15 de abril, o prefeito de Osasco, Gerson Pessoa, acompanhado da primeira-dama e…